ECONOMIA

Empresário está mais otimista em SC, mas consumo ainda patina

Atualizado em 30 agosto, 2021

O empresário catarinense está recuperando o otimismo, mas os níveis de consumo ainda estão longe do período pré-pandemia, conforme os índices ICEC e ICF apurados pela Fecomércio SC. Os dados funcionam como um termômetro do mercado e podem auxiliar na tomada de decisão.

Em agosto, o índice de confiança atingiu o maior patamar (128,7) desde o início da pandemia, alta de 3,1% em relação a julho e de expressivos 65,4% na comparação com agosto de 2020. Os dados apontam que a recuperação é gradativa e os resultados ainda não alcançaram os níveis pré-pandemia, exceto investimento (13,9%) e contratação de funcionários (3,4%).

A percepção dos empresários sobre as condições atuais da economia avançaram 6,7% na passagem do mês, mas seguem 5,1% abaixo de fevereiro de 2020. Já as expectativas dos empresários caíram 2,9% e 9,1%, respectivamente. Confira o relatório na íntegra

“A vacinação ajudou a elevar confiança do empresário e as expectativas e do consumidor, mas diversos fatores- como a inflação, crise hídrica e equilíbrio fiscal- trazem incertezas sobre o ritmo da retomada. SC tem um mercado de trabalho forte e isso nos ajudará a manter a economia aquecida,” avalia o vice-presidente da Fecomércio SC, Emílio Rossmark Schramm.

Consumo em queda

O consumo das famílias segue em patamar negativo no mês de agosto (53,1 pontos- em escala de 0 a 200).  A sutil queda no índice (0,73%) interrompeu a sequência de alta por quatro meses consecutivos. Leia o relatório completo

O nível de consumo atual das famílias cai de forma vertiginosa e atingiu 13,1 em agosto, renovando a mínima histórica pelo décimo 11º mês sucessivo. 90% dos entrevistados afirmam que estão comprando menos e o acesso ao crédito pode ser um dos fatores.  Mais da metade (58%) dos consumidores acreditam que comprar a prazo está mais difícil.

A queda do indicador foi amortecida pela perspectiva profissional (91,3) e renda atual (58,5). O desempenho do mercado de trabalho reflete diretamente no consumo- SC gerou cerca de 139 mil novas vagas em 2021.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar