ECONOMIA

Entidades do comércio alertam para elevação da carga tributária em SC

Atualizado em 13 dezembro, 2019

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio SC) e a Associação Catarinense de Supermercadistas (ACATS) alertam para a elevação do custo tributário do comércio varejista em Santa Catarina com o PL./0458/2019, que tramita no Legislativo. Conforme o artigo 5º, a alíquota do ICMS passará de 17% para 12% em operações dirigidas a contribuintes do imposto. Pretende-se desonerar os elos intermediários da cadeia produtiva, mas o projeto acabará onerando o comércio varejista que vende ao consumidor final por conta da diminuição do crédito tributário. Não há garantia de que o fornecedor vai diminuir o preço para o varejo com a redução de sua alíquota do imposto.

O mercado aponta que o preço só reduzirá para aquelas mercadorias com estrutura de mercado altamente competitiva. Para as mercadorias cujas vendas se dão num mercado menos competitivo e oligopolizado (a maioria do total) ocorrerá o aumento da margem do fornecedor e prejuízo para o comércio varejista, penalizando assim o consumidor final. Essa situação já foi observada na prática durante a vigência da MP 220 entre abril e maio de 2018, quando se promoveu semelhante desarranjo da cadeia produtiva até a rejeição pela Assembleia Legislativa.

O imposto a ser recolhido pelo varejo, proposto pelo PL 458/2019, não é simplesmente um “repasse”, mas se constitui numa interferência no preço final de venda da mercadoria ao consumidor final, pois o varejo receberá a mercadoria com alíquota de 12%, tendo que revender a 17%, impactando diretamente nos custos das empresas. A composição de preços ao consumidor final reflete o custo de aquisição da mercadoria, acrescido da margem do varejista (inclusos os custos da operação, impostos, mão de obra e outros). Ou seja: o aumento de custos deve impactar diretamente no preço final de venda.

Assim, o projeto de lei 458/2019 eleva a carga tributária para o comércio varejista – importante setor da economia, que gera quase 600 mil empregos em Santa Catarina – num contexto de recuperação econômica ainda incipiente. Desse modo, entendemos que o Poder Executivo não pode penalizar o setor de grande geração de empregos e recursos para Santa Catarina. O fornecedor catarinense também pode sair prejudicado no médio e longo prazo e perder fração do mercado, pois sem a redução do preço muitos compradores varejistas poderão buscar produtores de outros Estados. O diferencial competitivo (o tamanho do crédito) do fornecedor catarinense em comparação com outros Estados da região sul-sudeste, que têm alíquota interestadual também de 12%, será eliminado.

Para garantir a manutenção da margem ao varejista, os produtos comprados para revenda ao consumidor final terão seu preço elevado entre 6% a 30% dependendo do produto, gerando perda de competitividade ao estado de Santa Catarina. O varejo também teme o aumento das reclamações no PROCON por parte dos consumidores, que mantém a falsa ideia de que se houver uma redução de alíquota, consequentemente o preço ao consumidor final terá que cair. Com isso, o varejo sofre dupla pressão: por um lado, terá que aumentar seu preço, levando à perda das vendas, o que ocasionará demissões e queda nos investimentos; e por outro, pelos processos nos órgão de defesa do consumidor.

A magnitude do aumento da carga tributária para o comércio varejista poderá chegar a R$ 500 milhões por mês. Desse valor há que se reduzir a arrecadação que o estado perderá nas vendas daquelas empresas que vendem a empresas do Simples Nacional que não acumulam crédito para obter o ganho líquido de arrecadação de Santa Catarina.

A exiguidade do tempo entre a apresentação (26/11) do PL 458/2019 e sua possível aprovação até o dia 18/12 não permitiu o amplo debate com toda a cadeia produtiva sobre essa importante mudança na política tributária catarinense. Dessa forma, é prudente que os parlamentares catarinenses e o Poder Executivo posterguem essa decisão, permitindo maior discussão sobre o impacto desta medida à economia de Santa Catarina.

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa