MERCADO

Fecomércio SC apoia proposta de extinção do voto de desempate no TAT

Atualizado em 24 agosto, 2021

Está tramitando na Alesc o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 0008.4/2020, de autoria do deputado Milton Hobus, que propõe alterações na legislação que criou o Tribunal Administrativo Tributário de Santa Catarina (TAT/SC) para que as deliberações empatadas sejam decididas em favor do contribuinte.

Para a Fecomércio SC, que tem assento no TAT, a aprovação do PLC vai garantir um tratamento mais equilibrado dos litígios administrativo-tributários, em conformidade com a legislação nacional.

O chamado “voto de minerva”, empregado como critério de desempate nas demandas julgadas pelo TAT, é de responsabilidade dos Presidentes das turmas recursais, que são indicados pelo próprio Fisco. Nos moldes atuais, não há como atingir a paridade das votações; já a nova configuração promoveria uma maior justiça tributária.

Instrumento de justiça tributária

O PLC nº 0008.4/2020 objetiva que a Corte Tributária atinja a sua finalidade na prática, avaliando e resolvendo os conflitos administrativos de modo a respeitar os precedentes que amparam o contribuinte, ao invés de produzir julgamentos reiteradamente favoráveis ao Estado em casos de empate.

Segundo pesquisas realizadas no âmbito do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), 100% dos votos de minerva foram contrários ao contribuinte entre os anos de 2000 e 2015, mesmo nos casos em que a jurisprudência e o posicionamento majoritário das Turmas eram favoráveis. Tal cenário aponta para um total descompasso com os princípios que regem a Administração Pública.

Na esfera federal, o fim do voto de minerva foi aprovado por unanimidade no Congresso Nacional por meio da Lei nº 13.988/20. Embora esteja sendo analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a nova legislação encontra-se vigente .

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar