PESQUISA

Fecomércio SC apresenta raio-x da temporada 2018

Atualizado em 12 agosto, 2019

O perfil de quem desfrutou os principais destinos do litoral catarinense e os impactos da temporada na economia serão apresentados na próxima terça-feira (3), em reunião da Câmara Empresarial de Turismo, no auditório da Fecomércio SC. Os dados compõe a Pesquisa Turismo de Verão no Litoral Catarinense 2018 realizada anualmente com turistas e empresários em  Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Imbituba, Laguna, Porto Belo e São Francisco do Sul, nos meses de janeiro e fevereiro.

Confira como foi o verão em 2017, 2016 e 2015.

“A partir da década de 1990 Santa Catarina saltou do  mapa como um dos principais destinos turísticos do país, mas o setor tem ainda muito potencial a explorar para criar um ecossistema dinâmico e oferecer um turismo de excelência. Esta pesquisa é uma importante ferramenta para direcionar o planejamento e desenvolvimento do setor turístico tanto na esfera pública, como na privada. Os dados apontam diversas oportunidades e gargalos, por isso é estratégico conhecer as características e demandas deste público para melhor atendê-los e proporcionar uma experiência única”, avalia o presidente da entidade, Bruno Breithaupt.

As informações são apuradas sob as duas óticas e em vários pontos do Litoral para traçar os diferentes comportamentos dos visitantes em Santa Catarina. A pesquisa traz o perfil socioeconômico do turista (sexo, faixa etária, estado civil, renda e origem), características da viagem (tipo de hospedagem, meio de transporte e duração da estada), gastos médios e a avaliação quanto à infraestrutura e serviços oferecidos no local de veraneio.

Os impactos nas cidades pesquisadas também são calculados a partir da percepção dos empresários, com dados sobre a contratação de temporários, variação do faturamento, ocupação dos leitos na temporada, etc.

A pesquisa estará disponível na versão digital no site da Fecomércio SC a partir desta quarta-feira (4).

Quem é o turista que circulou no Litoral de SC em janeiro?

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior