ECONOMIA

Fecomércio SC discute pautas prioritárias do setor produtivo

Atualizado em 08 janeiro, 2024

As demandas do comércio catarinense e a defesa pelas reformas estruturantes pautaram a 3ª Reunião de Diretoria da Fecomércio SC, que contou com a presença do Deputado Federal, Darci de Matos. O encontro ocorreu na segunda-feira (27) no Hotel Sesc Cacupé  com a participação dos  vice-presidentes regionais e setoriais da Entidade.

As reformas estruturantes  vêm sendo pauta prioritária dos empresários do setor e trabalhadas junto ao legislativo estadual e a bancada parlamentar catarinense em Brasília há mais de dois anos. Entre elas, a Reforma da Previdência é considerada uma das mais urgentes para o país, representando o segundo maior gasto no orçamento, depois da despesa financeira com juros e amortizações da dívida pública. Para 2019, a expectativa que o Regime Geral represente uma despesa aos cofres do governo de R$ 250 bilhões.

“Apoiamos as reformas necessárias que é um instrumento capaz de alavancar nossa produtividade e mitigar os gargalos da economia. Precisamos repensar os gastos públicos e carga tributária para que seja possível a sustentabilidade dos negócios, através de investimentos e equilíbrio fiscal, defende o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Em sua fala, o deputado Darci de Matos ressaltou que a Reforma da Previdência é um projeto de Estado e que a classe produtiva possui papel fundamental em todo o processo que contempla as mudanças necessárias para o país. “Emprego e renda aquecem a economia, aumenta o PIB gerando desenvolvimento e políticas públicas para o Brasil”, ressalta o deputado.

Outra demanda urgente do setor produtivo, a Reforma Tributária, vem sendo debatida no Congresso com texto que aloja uma dezena de impostos – como ICMS e ISS – criando um só imposto, desburocratiza tributos e segundo o deputado “ainda contribui para por fim à guerra fiscal”. O parlamentar ainda afirmou a intenção do Governo Federal de, após a aprovação da Reforma da Previdência, avançar com a tributária, pacote anticrime e principalmente aprovar a reforma para enxugamento do Estado.

Agenda do comércio

Entre as demandas do setor, os vice-presidentes também chamaram atenção para a desoneração da folha de pagamento do empresário, a bitributação com a PEC 39/2011 que trata de Terras de Marinhas e a derrubada da incidência dos 10% do FGTS que tramita no Congresso desde 2013.

Também houve o apelo dos empresários por uma reforma política que reduza o número de partidos, unificação das eleições ao Executivo e Legislativo, fim da reeleição e uma maior moralização nos salários e benefícios dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

 

“Reforma tributária é indispensável para retomada do crescimento”, diz Breithaupt após aprovação na Câmara

 

 

 

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar