ECONOMIA

Fecomércio SC e Senac lançam Observatório do Turismo com ações prioritárias para setor

Atualizado em 30 janeiro, 2019

Santa Catarina inova ao sistematizar demandas das 12 regiões turísticas

A Fecomércio SC e o Senac reúnem diferentes atores do setor turístico nesta terça-feira (29) para o lançamento do Observatório do Turismo e a apresentação do relatório do Turismo Catarinense em Movimento, ciclo de eventos realizado em 2018 para identificar gargalos e oportunidades de cada região do Estado. O evento será realizado às 19h, no auditório do Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis.

O Observatório contará com um site para monitoramento de indicadores, compartilhamento de informações e dados da cadeia produtiva e uma área específica para acompanhamento das 242 ações prioritárias propostas no relatório. As informações foram levantadas nas 12 Instâncias de Governança do Turismo, contemplando 184 municípios, e estão divididas em gestão, governança, infraestrutura, inovação, legislação e qualificação.

Alinhada às diretrizes da política nacional do setor, a iniciativa coordenada pelo Sistema Fecomércio SC visa integrar as regiões turísticas para fomentar a sustentabilidade da atividade em Santa Catarina.

“O Estado é um dos primeiros a tirar o projeto do papel. As ações elencadas pelas instâncias serão norteadoras para criação de políticas públicas, financiamento de projetos e ações de fortalecimento da cadeia produtiva. Por meio do Observatório será possível visualizar as demandas e execução das ações de forma sistêmica”, pontua o presidente do Sistema Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

“Santa Catarina tem potencial para atrair o turista o ano todo. O Estado precisa é estar preparado para proporcionar a melhor experiência e por isso é fundamental essa rede de cooperação. O Turismo Catarinense em Movimento foi o pontapé para algo que é muito maior. A partir de agora é preciso profissionalizar todo o trade turístico para desenvolver social e economicamente a cadeia produtiva do setor”, reforça o diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino.

O documento será entregue ao Ministro do Turismo, Governador de SC, Secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, representantes da Câmara Federal, Senado e Assembleia Legislativa, prefeitos, empresários, associações e entidades civis.

A publicação estará disponível no site das duas casas e do Observatório na quarta-feira (30).

Turismo em Movimento

Com uma rica combinação de atributos culturais e naturais, diversidade de paisagens e roteiros que vão da serra ao mar, o turismo catarinense responde por 12,5% do PIB e emprega cerca de 122 mil pessoas, porém, o potencial do setor e a vocação turística de cada região podem ser ainda melhor exploradas.

A série de encontros realizados em outubro e novembro de 2018 reuniu quase 600 participantes, entre representantes do poder público, iniciativa privada e trade turístico, para estabelecer uma rede de colaboração em todo o estado e a partir disso definir ações estratégicas e prioridades para cada região.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior