INSTITUCIONAL

Fecomércio SC lançará Carta do Comércio SC para marcar 74 anos e posse da nova diretoria

Atualizado em 30 setembro, 2022

Para celebrar os 74 anos de história e a posse da nova diretoria, a Fecomércio SC lançará em agosto a 3ª edição da “Carta do Comércio”- pesquisa que aponta os desafios e principais demandas dos empresários para os novos líderes dos poderes executivo e legislativo. Os dados trazem um diagnóstico dos entraves enfrentados pela classe empresarial a partir de nove macrotemas, que resultaram em 33 índices de relevância socioeconômica.

O objetivo é identificar os gargalos que impactam na competitividade do setor terciário para nortear a construção das políticas de gestão de quem ocupará a Casa d’Agronômica e o legislativo nos próximos quatro anos. A Carta será apresentada aos candidatos e, posteriormente, debatida em painel antes das eleições. A Fecomércio SC também fará o monitoramento das ações durante o mandato 2023-2026.

A pesquisa foi realizada entre 27 de maio e 01 de junho, com participação de 508 empresários de 75 municípios diferentes.


Carta do Comércio será uma importante ferramenta na pauta política dos empresários e norteará a atuação da Fecomércio SC e sindicatos filiados


Prioridades nas políticas públicas

O documento abordará os seguintes eixos: sistema legal e tributário, recursos humanos, legislação trabalhista, captação de recursos, condições de inovação, comércio exterior, ambiente econômico, administração pública e infraestrutura, além de trazer um ranking dos serviços públicos que devem ser prioridade nas políticas públicas da próxima gestão.

Condições das estradas, portos e aeroportos, tempo de resolução de conflitos administrativos e judiciais, eficiência dos gastos do governo, procedimentos para a captação de crédito em bancos, relacionamento entre as empresas e os polos de inovação, negociação com sindicatos laborais e qualificação técnica para a mão de obra estão entre dados apurados.

 

Leia também

INSTITUCIONAL 16 julho, 2024

Fecomércio SC e sindicatos empresariais lançam campanha "Comércio Local é Legal" em diversas cidades do estado

MERCADO 16 julho, 2024

Empresários catarinenses esperam crescimento de 18,2% nas vendas durante este inverno

ECONOMIA 16 julho, 2024

Fecomércio avalia impactos nas mudanças da Reforma Tributária

PESQUISA 15 julho, 2024

Intenção de gasto dos consumidores catarinenses para o Dia dos Pais deste ano cresceu 18,6%