MERCADO

Fecomércio SC reúne time de especialistas para debater Reforma Tributária

Atualizado em 16 setembro, 2020

A simplificação da burocracia fiscal está em discussão há cerca de 30 anos no Brasil. Para debater sobre os meandros desse sistema complexo e oneroso e a viabilidade da Reforma Tributária, a Fecomércio SC reúne três especialistas de peso: Valter Lobato, presidente da Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT), Ricardo Anderle, coordenador do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) em SC, e Lucas de Franceschi Rossetto, consultor tributário da Fecomércio SC e moderador do debate.

O evento online será realizado nesta terça-feira (15), às 17h, no Facebook e no canal do Youtube da Fecomércio SC.

O momento não é considerado oportuno para definir o novo modelo tributário do país, segundo Anderle. “A proposta não está em ponto de avançar. A reforma do Governo está vindo a conta gotas, o que não nos dá segurança do projeto como um todo. Já as propostas do Senado e Câmara ainda precisam de muitos ajustes, de forma a atender princípios constitucionais relevantes e impor um modelo de tributação realmente eficaz”, avalia.

Para Rossetto, o sistema tributário é um dos maiores gargalos para a competitividade e o crescimento da economia brasileira. “A insegurança tributária é o maior entrave que possuímos. A crise agravou esse cenário e os empresários pedem urgentemente pela reforma. Entretanto, temos que ter cuidado. O Brasil é o país democrático com maior arrecadação tributária em relação ao seu PIB e até hoje todas as emendas constitucionais aprovadas trouxeram aumento de tributos – expectativa que permanece em relação a todas as propostas em debate”, pondera.

“O Brasil tributa muito o consumo, pouco a renda e quase nada o patrimônio. Isso faz com que a tributação fique regressiva. Se você tributa muito o consumo, você tributa mais quem tem menos. A promessa da Constituição de tributar segundo a capacidade contributiva não foi cumprida”, comenta Lobato.

-Uma empresa no Brasil gasta cerca de 1,5 mil horas por ano para honrar as obrigações tributárias-

Propostas de Reforma Tributária em tramitação:

  • PEC nº 45/2019 (Câmara)- acaba com cinco tributos e cria os impostos sobre bens e serviço, como a proposta dos senadores;
  • PEC nº 110/2019 (Senado) – acaba com nove tributos e cria dois impostos, um sobre bens e serviços (IBS) e um imposto específico sobre alguns bens e serviços;
  • PL nº 3.887/2020 (Governo)- cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), em substituição ao Programa de Integração Social (PIS) e à Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins)

> Leia mais sobre Reforma Tributária

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa