INSTITUCIONAL

Florianópolis e Bento Gonçalves representam Brasil em prêmio internacional de cidades do conhecimento

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Foto: Leonardo Sousa / PMF

Durante o 12º do Knowledge Cities World Summit (KCWS), conferência da cúpula mundial das cidades do conhecimento que será realizada em Florianópolis, entre os dias 4 e 7 de novembro, haverá a entrega do Prêmio MAKCi (Most Admired Knowledge City) às quatro cidades mais admiradas do mundo. No Brasil, duas foram indicadas por especialistas do mundo inteiro e estão concorrendo ao prêmio: Florianópolis (SC) e Bento Gonçalves (RS).

A cerimônia de premiação será no dia 4 de novembro, às 9h45, no Hotel Sesc Cacupé. A iniciativa é do World Capital Institute (WCI), que identifica e reconhece o progresso de comunidades urbanas ao redor do mundo que implementaram estratégias de desenvolvimento baseadas no conhecimento (KBD). O KCWS vai ser realizado pela primeira vez no País por iniciativa do Sistema Fecomércio SC e com a correalização do Sebrae.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e membro do conselho diretor do WCI, Ana Cristina Fachinelli, diz que o Prêmio MAKCi é um estudo colaborativo de pesquisa on-line e uma importante ferramenta para a compreensão das dinâmicas e transformações das cidades. “Depois das indicações, outra rodada de questionário é disparada para especialistas de diversos países para que decidam o voto”, explica Fachinelli, que também é palestrante do KCWS e membro do Comitê Executivo do Annual Knowledge Cities World Summit.

Veja a programação completa

Categorias

A premiação divide-se em quatro categorias. A Metrópole do Conhecimento, que é uma capital nacional ou um importante centro internacional de atividades políticas, econômicas ou culturais, como Barcelona (Espanha) e Boston (EUA), que possui três milhões de habitantes ou mais vivendo em área urbana. A Cidade ou Região do Conhecimento apresenta tamanho pequeno a médio, com cerca de 500 mil habitantes a menos de três milhões. É uma capital regional ou um centro econômico ou cultural que atua como epicentro de políticas ou atividades culturais. Exemplos são Bangalore, (Índia) e Brisbane (Austrália).

A Cidade do Conhecimento Emergente é uma capital regional ou um centro econômico ou cultural em crescimento, que atue como um núcleo para atividades políticas, econômicas ou culturais nos últimos 15 a 30 anos. Pode ter porte pequeno, médio ou grande. Exemplos: Bento Gonçalves (Brasil) e Arequipa (Peru). A Região de Conhecimento ou Cluster é uma quarta categoria que entrou para o escrutínio do conselho consultivo em 2018. É uma capital regional ou um importante centro econômico, político ou cultural geograficamente disperso (grupo de Ilhas ou Penínsulas), mas tem capital para atuar como sede de atividades. Possui tamanho pequeno a médio (500 mil habitantes a menos de três milhões). Exemplos são Florianópolis (Brasil) e Ilhas Canárias (Espanha).

SERVIÇO:

O Quê: Cerimônia de Entrega do Prêmio MAKCi
Quando: Dia 4 de novembro de 2019
Onde: Hotel Sesc Cacupé
Inscrições no site: O valor do passaporte para três dias é de R$ 360,00 (inteira) e R$ 180,00 (meia). Grupos acima de 10 pessoas têm preço diferenciado.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar