INSTITUCIONAL

Futuras parcerias nas áreas educacionais e econômicas pautam visita do embaixador da República Tcheca, na Fecomércio SC

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Em viagem oficial ao Estado, o Embaixador da República Tcheca no Brasil, Jirí Havlík visitou a sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina – Fecomércio SC, na segunda-feira (07). Na pauta do encontro a realização de parcerias nas áreas culturais, educacionais e de incentivo para acordos comerciais entre empresas catarinenses e europeias.

"Identificamos muitas áreas que Santa Catarina e a República Tcheca podem ter colaboração mútua. Foi muito importante esse encontro para falarmos das oportunidades futuras, como a possibilidade de nossas universidades realizarem intercâmbios com os alunos de pós-graduação, e do desenvolvimento do comércio, com o incremento das exportações entre os países ", complementou Havlík.

O incentivo à educação vem ao encontro da bandeira defendida pelo Sistema Fecomércio SC, que pretende intensificar os vínculos educacionais entre os dois países. "As parcerias com instituições estrangeiras são muito bem-vindas, temos estrutura e profissionais qualificados para capacitar empresários e técnicos, o SENAC é como uma porta de conhecimento para as empresas", defendeu o Diretor Regional da entidade, Rudney Raulino.

Além de estreitar os laços comerciais e fortalecer a área da pesquisa e ensino, as atividades do setor turístico também foram abordadas no encontro. As tratativas contaram com o apoio do SESC, que possui um projeto de Turismo Internacional. "Temos um programa já sendo realizado em algumas cidades estrangeiras e futuras ações podem contemplar a capital da República Tcheca, Praga", explicou Adolfo Willian Oldemburgo, Diretor Administrativo do SESC SC. Segundo dados do Consulado, Praga está entre as cinco cidades mais visitada de toda a Europa.

"Nossa expectativa é que possamos gerar negócios e efetivar intercâmbios educacionais e culturais entre a República Tcheca e Santa Catarina, através dos serviços e produtos do Sistema Fecomércio SC, ressaltou o Cônsul Honorário, Rafael Thales de Freitas.

"A intenção é atuar em todos os segmentos representados pela Fecomércio SC, e nos braços do Sistema, com as ações educativas e de lazer do SESC e a capacitação realizada pelo SENAC. Vamos construir essa parceria com reponsabilidade e nossas portas estão abertas para futuros projetos em benefícios dos empresários e do desenvolvimento do nosso Estado", ressaltou o Diretor Executivo da Fecomércio SC, José Aragão Júnior.

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa