MERCADO

Governo de SC retoma restrições para hotéis, casas noturnas, parques aquáticos e eventos sociais

Atualizado em 29 dezembro, 2020

Após determinação da Justiça, o Governo de Santa Catarina volta atrás e retoma restrições para hotéis, casas noturnas, parques aquáticos e eventos sociais. As portarias foram publicadas no Diário Oficial do Estado na noite de segunda-feira (28).

Os decretos que flexibilizavam as atividades havia sido publicado nos dias 14 18 de dezembro, com validade a partir do dia 21. O Ministério Público entrou com uma ação na Justiça para revogar as portarias no dia 22. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) protocolou um recurso no dia 24 para que as liberações fossem autorizadas novamente, alegando que a implementação das medidas restritivas é de responsabilidade do Poder Executivo, porém a Justiça negou o recurso e deu prazo de 48 horas para que o Estado atendesse à determinação, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Portarias que estão valendo:

>>> Hotéis, pousadas e albergues 
>>> Casas noturnas, boates, pubs, casas de shows e afins
>>> Eventos sociais 

O Governo informou que está recorrendo das decisões judiciais. No entendimento do Executivo, a ocupação de hotéis traz mais segurança, pois os estabelecimentos necessitam cumprir as normas sanitárias vigentes, ao contrário de hospedagens informais. Entidades do setor produtivo e trade turístico catarinense também pediram a suspensão da liminar da Justiça.

Cinema e teatro

O regramento sobre o funcionamento de cinemas e teatros também estava previsto no decreto nº 1.027, do dia 18 de dezembro. A reabertura dos estabelecimentos chegou a ser barrada em decisão judicial, porém foi garantida pelo Tribunal de Justiça (TJSC). Segundo a a nova portaria, o percentual de ocupação levará em consideração o mapa de risco das regiões de saúde no Estado.

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior