SESC/SENAC

IGR Encantos do Sul vence DisrupTur 2021 com Laboratório de Turismo

Atualizado em 16 novembro, 2021

Nesta terça-feira (05), em um evento online, foram conhecidos os vencedores do DisrupTur 2021, que tem como objetivo auxiliar as 13 regiões turísticas do Estado a otimizar as soluções disruptivas para o ecossistema que sofreu com a pandemia do coronavírus. A Instância de Governança Regional de Turismo (IGR) Encantos do Sul ficou em primeiro lugar e faturou o prêmio de R$15 mil. As IGRs Serra Catarinense e Grande Florianópolis conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

O IGR Encantos do Sul, que abrange cidades das regiões de Criciúma (Amrec) e Laguna (Amurel), apresentou o projeto “Laboratório do Turismo”, uma proposta de plataforma para compartilhar experiências, ações, novas tecnologias para a inovação no eixo turístico, envolvendo gestores públicos, instituições de ensino, entidades de classe, empreendedores e o turista. “Ficamos muito felizes. Tem toda uma equipe por trás que trabalhou forte, pois é uma ideia complexa. A junção da inovação com o turismo é muito vitoriosa”, declarou o representante Willian Marques, após receber o prêmio.

Ao todo, as 11 IGRs fizeram parte da segunda edição do DisrupTur. No evento, cada uma delas fez uma apresentação de 5 minutos, para detalhar os projetos à comissão julgadora. Mas, as ideias propostas começaram a ser desenvolvidas já em 2020. E, neste ano, o DisrupTur deu um passo a frente para tracionar os projetos e alavancar as soluções que pretendem impulsionar o turismo no Estado.

Os jurados avaliaram, entre outros fatores, o grau de inovação, potencial de mercado e a viabilidade para o mercado. Os jurados são importantes nomes do trade turístico e de inovação do país como Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Luana Emmendoerfer, diretora de estudos e inovação da Santur, Gabriel Sant’ana, diretor executivo da Acate, Renato Barcellos, superintendente da Fecomércio SC, e Rogério Siqueira, CEO da Vokkan. Urbanismo.

Para Sandra Lindorfer, diretora do Senac SC, o DisrupTurfoi considerado um sucesso. “Ele desprendeu uma jornada de 300 horas de inovação e 36 horas de imersão ao longo desses 2 meses de mentoria. Entendemos que o objetivo do nosso programa foi cumprido, que é o fomento do turismo catarinense”, afirmou.

Hélio Dagnoni, Vice Presidente de Turismo da Fecomércio SC, considera que “o Disruptur em sua segunda edição foi um sucesso, mostrando a força criativa do turismo catarinense e a importância da integração regional, mostrando o potencial turístico de toda Santa Catarina”.

O que é o DisrupTur

O DisrupTur 2021 é uma iniciativa do Sistema Fecomércio | Sesc | Senac SC e sindicatos patronais, com apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo em Santa Catarina (Santur) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

A proposta do projeto é de atendas às necessidades das Instâncias de Governança Regionais de Turismo (IGRs) e buscar soluções inovadoras para o segmento em Santa Catarina, o Senac SC apresentou em 2021, o 2º ciclo do DisrupTur. O objetivo do evento de inovação é dar continuidade aos projetos desenvolvidos no ano passado, auxiliando as 13 regiões turísticas do Estado a otimizar as soluções disruptivas para este ecossistema.

Para mais informações sobre o DisrupTur 2021, acesse: http://observasctur.com.br/projetos/disruptur/.