SESC/SENAC

IGR Encantos do Sul vence DisrupTur 2021 com Laboratório de Turismo

Atualizado em 16 novembro, 2021

Nesta terça-feira (05), em um evento online, foram conhecidos os vencedores do DisrupTur 2021, que tem como objetivo auxiliar as 13 regiões turísticas do Estado a otimizar as soluções disruptivas para o ecossistema que sofreu com a pandemia do coronavírus. A Instância de Governança Regional de Turismo (IGR) Encantos do Sul ficou em primeiro lugar e faturou o prêmio de R$15 mil. As IGRs Serra Catarinense e Grande Florianópolis conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

O IGR Encantos do Sul, que abrange cidades das regiões de Criciúma (Amrec) e Laguna (Amurel), apresentou o projeto “Laboratório do Turismo”, uma proposta de plataforma para compartilhar experiências, ações, novas tecnologias para a inovação no eixo turístico, envolvendo gestores públicos, instituições de ensino, entidades de classe, empreendedores e o turista. “Ficamos muito felizes. Tem toda uma equipe por trás que trabalhou forte, pois é uma ideia complexa. A junção da inovação com o turismo é muito vitoriosa”, declarou o representante Willian Marques, após receber o prêmio.

Ao todo, as 11 IGRs fizeram parte da segunda edição do DisrupTur. No evento, cada uma delas fez uma apresentação de 5 minutos, para detalhar os projetos à comissão julgadora. Mas, as ideias propostas começaram a ser desenvolvidas já em 2020. E, neste ano, o DisrupTur deu um passo a frente para tracionar os projetos e alavancar as soluções que pretendem impulsionar o turismo no Estado.

Os jurados avaliaram, entre outros fatores, o grau de inovação, potencial de mercado e a viabilidade para o mercado. Os jurados são importantes nomes do trade turístico e de inovação do país como Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Luana Emmendoerfer, diretora de estudos e inovação da Santur, Gabriel Sant’ana, diretor executivo da Acate, Renato Barcellos, superintendente da Fecomércio SC, e Rogério Siqueira, CEO da Vokkan. Urbanismo.

Para Sandra Lindorfer, diretora do Senac SC, o DisrupTurfoi considerado um sucesso. “Ele desprendeu uma jornada de 300 horas de inovação e 36 horas de imersão ao longo desses 2 meses de mentoria. Entendemos que o objetivo do nosso programa foi cumprido, que é o fomento do turismo catarinense”, afirmou.

Hélio Dagnoni, Vice Presidente de Turismo da Fecomércio SC, considera que “o Disruptur em sua segunda edição foi um sucesso, mostrando a força criativa do turismo catarinense e a importância da integração regional, mostrando o potencial turístico de toda Santa Catarina”.

O que é o DisrupTur

 O DisrupTur 2021 é uma iniciativa do Sistema Fecomércio | Sesc | Senac SC e sindicatos patronais, com apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo em Santa Catarina (Santur) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

A proposta do projeto é de atendas às necessidades das Instâncias de Governança Regionais de Turismo (IGRs) e buscar soluções inovadoras para o segmento em Santa Catarina, o Senac SC apresentou em 2021, o 2º ciclo do DisrupTur. O objetivo do evento de inovação é dar continuidade aos projetos desenvolvidos no ano passado, auxiliando as 13 regiões turísticas do Estado a otimizar as soluções disruptivas para este ecossistema.

Para mais informações sobre o DisrupTur 2021, acesse: http://observasctur.com.br/projetos/disruptur/.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar