MERCADO

Intenção de compras pela internet quase triplica neste Natal em Santa Catarina

Atualizado em 14 dezembro, 2020

A data mais esperada do ano pelos lojistas aquece as vendas no comércio rua, shoppings e internet, conforme aponta a Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal, realizada pela Fecomércio SC em sete cidades de SC.  A pretensão de compras em sites, ecommerce e outros canais digitais quase triplicou, passando de 5,4% em 2019 para 15,8% neste ano. Este comportamento também ganhou destaque em outras datas comemorativas.

> Leia o relatório completo

O gasto médio com produtos e/ou serviços deve ser de R$ 451,77, 8,5% a menos do que em 2019 (R$ 493,74).  Este ano, mais da metade (52,2%) quer pagar à vista- o percentual também é substancialmente menor em relação ao ano anterior (69,8%). Cerca de 12,5% dos consumidores deve utilizar o 13º salário para as compras.

Para garantir o melhor custo/benefício, quase 80% deve fazer pesquisa de preço. Vestuário (51,7%), brinquedos (13,6%), calçados (8,0%) e perfumaria/cosméticos (8,0%) lideram a lista de presentes.

A compra de última hora sempre movimenta o comércio na véspera da data, porém os dados apurados pela Fecomércio SC mostram que a procura por presentes não se concentra apenas em dezembro. “Muitos consumidores aproveitaram a Black Friday para adiantar as compras em lojas físicas e online. Este ano, um percentual considerável (44,9%) de lojistas catarinenses aderiu as promoções. Para evitar aglomerações e ajudar a recuperar o fôlego de nossa economia, o comércio catarinense está com horário de atendimento estendido em todo estado, trazendo mais segurança ao cidadão e aos colaboradores do comércio”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

A pesquisa foi realizada com 2.106  pessoas em Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau.

 

Leia também

ECONOMIA 28 março, 2024

Setor de serviços catarinense inicia o ano com resultados positivos

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa