ECONOMIA

Lei aprovada trará maior transparência e eficiência aos benefícios fiscais em SC, afirma Breithaupt

Atualizado em 08 janeiro, 2020

Foto: Rodolfo Espínola / Agência AL

O Projeto de Lei (PL) 24/2019, que suspende até 31 de julho os efeitos de dois decretos do Governo que retiravam benefícios fiscais para produtos da cesta básica e da construção civil, foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais, na tarde desta quarta-feira (13), na Alesc.  A proposta de autoria da Comissão de Finanças e Tributação segue para sanção ou veto do governador Carlos Moisés da Silva (PSL).

Os decretos 1.866 e 1.867 foram editados em 27 de dezembro de 2018 e entrariam em vigor a partir de 1º de abril.

Conforme o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, que ocupou a tribuna da Casa esta semana para tratar da política fiscal, o PL abre um diálogo entre os setores produtivos afetados pela redução dos incentivos e o governo, em um contexto de ampla competitividade entre os Estados. “Santa Catarina pode manter por mais tempo a estabilidade da carga tributária e seu diferencial competitivo. Além disso, a lei aprovada trará maior transparência aos benefícios fiscais em Santa Catarina, possibilitando uma distribuição mais eficiente entre os segmentos produtivos”, aponta.

A proposta revoga dois pontos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, que limitavam a 16% da arrecadação bruta do ICMS, IPVA e ITCMD o total da renúncia de receita para a concessão de benefícios fiscais. A nova redação para o artigo 45 da LDO estabelece que a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) tem até 31 de maio para analisar todos os benefícios fiscais concedidos pelo Estado e dar encaminhamento ao Legislativo na forma de projeto de lei.

Breithaupt falou sobre atuação legislativa em defesa do setor terciário:

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar