SESC/SENAC

Mesa Brasil Sesc e Ibama levam 14 toneladas de sardinhas à mesa de milhares de famílias

Atualizado em 01 julho, 2020

As equipes do Mesa Brasil Sesc São José, Joinville e Blumenau foram até Itajaí buscar pescados apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para doação, na última sexta-feira (26). Dessa vez, foram 14 toneladas de sardinhas retiradas de uma embarcação, durante uma operação que combate a pesca ilegal.

Os pescados foram distribuídos para 107 instituições sociais cadastradas no Programa, beneficiando 14.227 pessoas em 23 municípios do estado. Todas as etapas do processo seguiram os protocolos previstos no plano de ação para atuação do Programa Mesa Brasil Sesc durante a pandemia, visando a prevenção da disseminação do coronavírus..

A parceria de anos entre o Sesc e o Ibama vem fazendo a diferença durante a pandemia. Entre os meses de abril e junho deste ano, 23.340 quilos de pescados, entre camarão, tainhota, filé de peixe e ovas de tainha, apreendidos pelo Ibama foram destinados à população em vulnerabilidade social por meio do Programa Mesa Brasil Sesc, complementando as refeições de milhares de famílias catarinenses com um alimento de alto valor nutricional.

Campanha emergencial 

Desde que começou o período de isolamento social, o Programa Mesa Brasil Sesc já distribuiu 545 toneladas de alimentos para 359 instituições sociais cadastradas nas sedes de São José, Joinville, Chapecó, Blumenau e Lages, beneficiando mais de 67 mil pessoas em 59 municípios catarinenses. Os alimentos continuam sendo arrecadados por meio das rotas de colheita urbana, e também nos pontos de coleta da Campanha Emergencial Covid-19.

Contando com a rede de parceiros Mesa Brasil Sesc em Santa Catarina, composta por instituições e empresas em convergência com os objetivos do Sesc de exercer a responsabilidade social, continua sendo possível combater a fome e o desperdício de alimentos por meio de um trabalho intenso e ininterrupto, essencial em todos os tempos, mas que se revela ainda mais valioso nos dias atuais, pois quem tem fome, tem pressa.

A missão do Programa Mesa Brasil Sesc é contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país.

O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação). Clique aqui para mais informações.

Faça parte dessa rede de solidariedade 

Convidamos você para participar dessa rede de solidariedade, entregando suas doações (alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza ambiental), em um de nossos pontos de coleta, localizados em supermercados parceiros do Programa Mesa Brasil Sesc. Clique aqui para conferir os locais.

O Mesa Brasil Sesc também está recebendo doações em dinheiro para atender entidades e famílias. Clique aqui para fazer sua contribuição pelo PicPay

Leia também

ECONOMIA 28 março, 2024

Setor de serviços catarinense inicia o ano com resultados positivos

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa