INSTITUCIONAL

Missão da Fecomércio SC promove imersão na cultura cervejeira na República Tcheca

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Visitas a cervejarias de tradição milenar, networking com empresários e passeio em campos de lúpulo estão no roteiro da Missão República Tcheca, que levou uma comitiva catarinense para conhecer in loco o mercado cervejeiro do leste europeu. A viagem realizada pela Fecomércio SC e o governo da República Tcheca, com apoio do Ministério da Agricultura, começou no sábado (8) e encerra na sexta-feira (14), com participação de 15 integrantes, entre empresários do setor e lideranças locais.

Confira a galeria de fotos

A programação nesta quarta-feira (12) foi na cidade que deu origem ao estilo mais popular do mundo, Plzeň (Pilsen), onde a comitiva visitou a cervejaria Pilsner Urquell Brewery, que produziu a primeira Pilsen da história.  O grupo seguiu para České Budějovice, cidade que sedia o Festival Internacional da Cerveja, e nesta quinta-feira (13) vai conhecer a cervejaria Budějovický Budvar, berço da Budweiser, produzida há cerca de 300 anos no local.

A poucos quilômetros dali está Tábor, onde visitarão a fábrica de malte Druzina e conhecerão a empresa exportadora de malte Sekado. Na aldeia de Dalešice participam da degustação na cervejaria homônima e fazem network com a empresa Cheops.

Parcerias e negócios

Um dos pontos altos da Missão foi a visita a histórica cervejaria de Břevnov, instalada em um mosteiro beneditino, um dos primeiros locais na Boêmia a produzir cerveja, e aos campos de lúpulo da Bohemia Hop, na cidade de Žatec, a 80 km de Praga. A companhia de processamento e comercialização da planta é a principal cooperativa do país e a terceira maior empresa do mundo.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o governo tcheco está costurando um acordo entre a União Europeia e o Mercosul para a venda do produto com certificação de origem.

A cerveja é um dos bens imateriais mais admirados pelos tchecos. O país é o terceiro maior produtor de lúpulo no mundo e destaca-se no ranking como um dos consumidores per capita da bebida. A República Tcheca exporta para mais de 80 países e na América Latina o Brasil é um dos mercados em potencial, ao lado do Chile, Argentina e Uruguai.

Portas abertas

Para reforçar os laços bilaterais entre os dois países, os anfitriões realizaram um ato solene no Ministério da Agricultura, em Praga, com a presença do vice-presidente da Câmara de Comércio da República Tcheca, Borivoj Minar, do Diretor de Economia do Ministério das Relações Exteriores, Marek Svoboda, e da Diretora da Associação de Malte e Cerveja, Martina Ferencová. Membro da delegação, o secretário de Turismo de Blumenau e presidente da Vila Germâmica, Ricardo Stodieck, falou sobre a organização da Oktoberfest e o Festival Nacional da Cerveja, ambos com projeção internacional.

Durante encontro de negócios, os brasileiros também conheceram cerca de 30 empresários tchecos dos segmentos de tecnologia, maquinários e insumos. As cervejarias Hops and Beer Temple e Chyše, que utilizam a tecnologia para microcervejarias da Contechin, uma das empresas tchecas que veio ao Brasil em missão comercial, também foram destino da delegação.