MERCADO

Missão Empresarial da Fecomércio estreita relações com a Câmara de Comércio do Panamá

Atualizado em 19 fevereiro, 2018

A comitiva catarinense da Fecomércio foi recebida nesta quinta-feira, 18, pelo presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura do Panamá, José Luis Ford. A reunião teve o objetivo de estreitar os laços institucionais entre as duas entidades, possibilitando que a partir dessa relação possam surgir novas oportunidades de negócios.

Também participaram do encontro o diretor-executivo da Câmara de Comércio do Panamá, Rafael Zúñigo Brid, o assessor econômico Manuel Ferreira, e a executiva de negócios internacionais Lorena Kirchman. A reunião foi intermediada pela Embaixada do Brasil no Panamá, representada no evento pelo Ministro Conselheiro, Antônio Luz.

Centro Internacional de Negócios

O diretor-executivo da Fecomércio SC, Marcos Arzua, abriu a reunião fazendo uma breve apresentação sobre a atuação da federação, detalhando o número de empresas representadas, a sua importância no PIB estadual e algumas bandeiras políticas da entidade. Arzua aproveitou a oportunidade para convidar o presidente da Câmara de Comércio do Panamá para o lançamento do Centro Internacional de Negócios da Fecomércio, que está em fase final de estruturação e deve entrar em atividade nos primeiros meses de 2015. Logo em seguida, o assessor econômico da Fecomércio, Mauricio Mulinari, apresentou um panorama econômico e social de Santa Catarina.

“O Centro Internacional de Negócios vai nos proporcionar informações e orientações a respeito do comércio exterior. E a Câmara de Comércio do Panamá, além de permitir a inserção do nosso empresário, vai nos fornecer dados a respeito do ambiente de negócios no país”, destacou Arzua.

O representante da Agência de Atração de Investimentos e Promoção de Exportações do Governo do Panamá, Jorge Cerrud, mostrar para a comitiva catarinense quais são as leis de incentivo fiscais que poderiam facilitar eventuais relações comerciais entre os dois países. Titular do Conselho Fiscal da Fecomércio, o empresário Celio Fidler avaliou a reunião como positiva e ressaltou que esse é o início de uma relação que pode “ajudar a aprimorar o segmento comercial em Santa Catarina”.

Pauta de importações ampliada

Com um saldo da balança comercial favorável ao Brasil, as exportações brasileiras para o país são compostas, em sua quase totalidade, por produtos manufaturados, que representaram 98,6% do total em 2013, com destaque para plataformas de perfuração/exploração de petróleo.

Na pauta de importações, mais de um terço é representada por óleos essenciais (águas de colônia e perfumes). Em 2013, esses itens somaram 35,1% do total, seguidos de máquinas mecânicas (rolamentos de esferas) com 15,7%; alumínio (desperdícios) com 13,2%; e vestuário de malha (camisas masculinas de malha de algodão) com 4,8%; e filamentos sintéticos com 4,4%.

Segundo o representante comercial e conselheiro Fiscal da Fecomércio, João Pedro da Rosa, é com o objetivo de ampliar esse leque de produtos que podem ser importados através do Panamá que os empresários catarinenses estão buscando o suporte institucional de entidades como a Câmara do Comércio local. “Essa reunião ajuda a abrir caminhos aqui no Panamá e nos ensina a como começar a importar mercadorias com segurança, já que podemos contar com o suporte de uma entidade coirmã aqui nesse país”, destacou da Rosa. 

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar