MERCADO

Missão Empresarial da Fecomércio visita a maior Zona Franca das Américas

Atualizado em 19 fevereiro, 2018

A comitiva catarinense que integra a Missão Empresarial da Fecomércio SC ao Panamá visitou na sexta-feira, 19, a maior Zona Franca das Américas. A Zona Libre de Colón está localizada na região do mar do Caribe, no lado oposto ao da capital panamenha, que fica de frente para o oceano Pacífico. Distante cerca de 80km da cidade do Panamá, a Zona Libre de Colón (ZLC) é o centro de compras livre de impostos mais antigo da América Latina, fundado em 1948.

Os empresários catarinenses foram recebidos pela diretora de Marketing da ZLC, Denise Koo, que apresentou os diferencias que fazem dessa Zona Franca um dos principais polos comercias do mundo. Entre as vantagens estão a isenção de impostos sobre a comercialização de produtos, a localização geográfica e uma ótima logística de escoamento de mercadorias. A ZLC reponde por 33% do PIB panamenho, movimentando US$ 25 bilhões de dólares por ano.

Entre os países que lideram as exportações e importações através da ZLC estão China, Singapura e Estados Unidos. O Brasil não aparece nem entre os 10 do ranking, prova de como essa relação comercial pode evoluir. E é justamente essa a aposta da administração da Zona Livre: “Nossa intenção é atrair novos mercados, e o Brasil, sem dúvida, é um dos nossos objetivos”, afirmou Denise.

Para os empresários da Fecomércio, a Zona Libre de Colón é uma oportunidade de ampliar o leque de fornecedores que abastecem o varejo catarinense com produtos importados. Célio Fiedler, presidente do Conselho Fiscal da Entidade, resume a impressão do grupo: “Nós, comerciantes, temos aqui uma grande oportunidade de agregar valor aos nossos negócios”, afirmou.

Oportunidades para PMEs

Os integrantes da Missão Empresarial visitaram lojas multissetoriais e estabelecimentos comercias que já possuem uma ampla experiência nesse tipo de transação internacional. Alguns empresários de Santa Catarina já descobriram a Zona Libre de Colón, mas a maioria ainda é de grandes empresas e supermercados com estrutura operacional e econômica para realizar as importações de forma individual e independente.

A partir da Missão da Empresarial ao Panamá, a ideia da Fecomércio é conseguir viabilizar essa oportunidade de negócio também aos pequenos e médios empresários catarinenses, que representam cerca de 60% dos filiados.

A solução que está sendo estudada pela Federação é formar centrais de compra coletiva, permitindo a divisão dos custos de frete e importação dos produtos. Segundo o conselheiro fiscal, Marcelo Petrelli, a Fecomércio vai produzir um estudo técnico para criar uma espécie de selo de certificação desses fornecedores. “Todos os fornecedores credenciados só serão certificados após uma avaliação precisa. Assim é possível garantir um ambiente seguro de negócios, com fornecedores que respeitem os requisitos fiscais e legais exigidos no Brasil", detalhou.

Zona Libre em português

Para os brasileiros, o Panamá não é só uma oportunidade de negócios, mas, também, de trabalho. Em um dos muitos estabelecimentos comerciais da ZLC já é possível ser atendido em português. Regiane Ferronato de Rios trabalha há oito anos em uma das maiores empresas da Zona Franca.

O sotaque, que ganhou um tempero do espanhol, denuncia que a paranaense está completamente familiarizada com a cultura local. Há 21 anos morando no Panamá, Regiane garante que triplicou os ganhos depois de se mudar com a família para o país. "Um empresário panamenho veio me buscar no Brasil por eu falar português. Eles estão precisando cada vez mais de pessoas que possam atender os clientes brasileiros que preferem conversar de negócios com quem fala a língua deles", afirmou. Das dezenas de clientes que ela atende, seis são catarinenses, entre eles: Bistek, Cassol e Havan.

Saiba mais sobre a ZLC

Localizada em uma aérea de 1.400 hectares na província de Colón, não é um exagero afirmar que a ZLC é uma cidade independente. Nela trabalham cerca de 33 mil pessoas nos mais de 2 mil estabelecimentos comerciais e 25 agências bancárias. Cercada por muros e um forte esquema de segurança, a Zona Franca vive sob um controle rigoroso de mercadorias, com o objetivo de evitar o contrabando e a lavagem de dinheiro.

Com um sistema eficiente de escoamento de cargas que combina portos, ferrovias, aeroportos e o Canal do Panamá, a ZLC tem uma política de incentivo à instalação de empresas estrangeiras. Com custos que variam entre US$ 2 mil e 4 mil anuais, a administração da Zona Franca oferece serviços como arrendamento de lotes, prédios e o armazenamento de cargas.

A ZLC é uma área comercial que tem seu foco principal voltado para as vendas no atacado, mas, ainda assim, é possível fazer compras no varejo. Turistas, em princípio, têm entrada restrita. Mas é possível ver uma grande quantidade deles circulando pelas lojas, inclusive muitos brasileiros. O local tem sido cada vez mais procurado para a compra de eletrônicos, roupas e enxovais de noivos e recém-nascidos, fazendo jus à fama de Miami da América Latina.