SESC/SENAC

Museu de Florianópolis participa da Semana Nacional de Museus com programação especial

Atualizado em 11 maio, 2022

De 16 a 22 de maio acontece a 20ª edição da Semana Nacional de Museus, ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). O Museu de Florianópolis, espaço cultural dirigido pelo Sesc- SC, promoverá mais de 50 ações com o tema Negros: o passado-presente em Florianópolis.

Serão realizadas oficinas temáticas, palestras, exposições artísticas, feira de afroartesanato, exibição de filmes, varal literário, rodas de conversa, apresentações artísticas e visitas mediadas com destaque para as narrativas negras.

> Confira a programação do Museu de Florianópolis

A programação especial acontece das 9h às 19h nos dias de semana e das 10h às 16h no final de semana. Os ingressos podem ser adquiridos no local ou pelo site nos valores de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

De acordo com a equipe do Museu de Florianópolis, a escolha do tema está relacionada ao fato do prédio histórico ter tido a função primordial de cadeia, onde muitos negros escravizados estiveram presos. Também por ser importante e urgente resgatar, relacionar e visibilizar a história e a cultura negra local em um evento cuja projeção é nacional. Aliada a essas motivações, soma-se ainda o calendário brasileiro, que relembra toda a problemática que permeia a assinatura da Lei Áurea, no dia 13 de maio de 1888. A programação foi elaborada de forma colaborativa entre a equipe do Museu e parceiros e convidados ligados ao movimento negro ou temáticas relacionadas à negritude na cidade de Florianópolis.

Mobilização dos museus

O tema da Semana de 2022 será “O poder dos museus”, que foi escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) por refletir o papel dos museus na pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro.

A ação visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema. Entre os objetivos estão: promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; democratizar o acesso aos museus; aumentar o público visitante; e intensificar a relação dos museus com a sociedade.


Museu de Florianópolis

Inaugurado em novembro de 2021, em uma parceria entre o Sesc Santa Catarina e a Prefeitura Municipal, o Museu de Florianópolis está localizado no prédio histórico que sediou a antiga Casa de Câmara e Cadeia, na Praça XV de Novembro. O espaço cultural inovador, tecnológico e interativo consolidou-se como um importante atrativo turístico para a Capital catarinense, que dinamiza o centro histórico, ao lado de outras instituições vizinhas.

No local é possível encontrar a exposição de longa duração composta por seis módulos expositivos que se propõem a representar Florianópolis em suas variadas dimensões. E também uma exposição temporária, com uma mostra interativa sobre o Boi de Mamão, além de espaço para as ações educativas e Café da Museu, com um cardápio que remete à cultura local.

Leia também

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar

ECONOMIA 13 abril, 2024

Vendas no varejo restrito cresceu 1,7% em fevereiro

ECONOMIA 11 abril, 2024

Consumidor avalia positivamente o comércio durante a Páscoa deste ano, revela relatório

ECONOMIA 11 abril, 2024

Preços sobem 0,16% em março, de acordo com último relatório do IPCA