Nova diretoria da Fecomércio SC será empossada nesta terça-feira (9)

Atualizado em 11 agosto, 2022

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) empossa a nova diretoria e conselho fiscal nesta terça-feira (9), às 19h, em solenidade no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. Eleito no pleito em 9 de maio, o empresário Hélio Dagnoni assumirá a presidência do Sistema Fecomércio Sesc Senac para o quadriênio 2022-2026, ao lado de outros 41 membros: vice-presidente e vice-presidente financeiro e de gestão, 16 vice-presidentes regionais e setoriais,17 suplentes, 3 conselheiros fiscais e 3 suplentes.

> Confira a nominata da nova diretoria

A nova liderança da Federação atua no associativismo empresarial há pelo menos três décadas, esteve à frente do Sindicato do Comércio Varejista de Balneário Camboriú (Sindilojas) por dez anos e presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú por quatro anos. No setor do turismo- um dos nortes da futura gestão- já foi secretário municipal de Balneário Camboriú em 2016 e vice-presidente da Fecomércio SC de 2018 a 2022, onde liderou projetos como o programa Turismo em Movimento e o Disruptur.

Ampliar o diálogo com os diversos segmentos da sociedade catarinense está entre as metas da nova gestão: “Queremos ter um canal de comunicação direto e transparente com o governo do Estado, a Assembleia Legislativa, o Judiciário e o Ministério Público, para que possamos participar ativamente da tomada de decisão em pautas que impactam os setores representados. Também queremos ouvir as necessidades dos empresários e dos trabalhadores para atuar conforme a demanda da região, promovendo não só um ambiente de negócios favorável e competitivo, mas também qualidade de vida para aqueles que fazem a engrenagem rodar. O Sistema Fecomércio SC está investindo mais de 20 milhões em Santa Catarina em obras e equipamentos no Sesc e Senac entre 2022 e 2023”, adianta Dagnoni.

Um das primeiras agendas da nova diretoria será a apresentação da Carta do Comércio aos candidatos. O documento apontará os desafios e principais demandas dos empresários para os novos líderes dos poderes executivo e legislativo.

Os números dão dimensão da força do setor representado: responde por 56,2% do PIB em SC, gera 754 mil vagas de empregos e conta com 553 mil empresas ativas no Estado.

SESC

O Sesc Santa Catarina está presente em todas as regiões do Estado, com 33 unidades operacionais, nove quadras do projeto Sesc Comunidade (duas delas abertas em 2022 em Cocal do Sul e Palmitos), três meios de hospedagem (Hotel Sesc em Cacupé – Florianópolis, Hotel Sesc em Blumenau e Sesc Pousada Rural em Lages), além das redes de escolas, academias, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, entre outros espaços.

Em todo o Estado são 2.745 colaboradores engajados na missão de melhorar a qualidade de vida da população.  Neste ano,  o Sesc já contabiliza mais de 215 mil inscrições de clientes nas atividades oferecidas.  Por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), disponibiliza 5.108 bolsas, da Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

> Saiba mais sobre o Sesc

SENAC

O Senac SC conta com 29 unidades educacionais, além do restaurante Blumengarten e o Departamento Regional, que empregam mais de 2 mil colaboradores, entre técnicos e professores.  Nos últimos cinco anos, o Senac preparou cerca de 400 mil pessoas para o mercado de trabalho.  Entre janeiro de 2021 e junho deste ano, foram ofertadas quase 25 mil bolsas no Programa Senac de Gratuidade (PSG) na modalidade presencial e 3.383 no EaD.

A instituição possui ainda duas unidades móveis, as carretas-escolas, que levam ensino profissionalizante à população e conta com dois observatórios, que fomentam os setores de gastronomia e turismo em SC.

> Saiba mais sobre o Senac

Defesa e representação

Nesta quarta-feira (10), a entidade completa 74 anos de atuação na defesa e representação dos empresários do setor terciário- considerado um dos principais motores da economia catarinense.  Na prática, a entidade trabalha na linha de frente em todas as esferas que impactam a classe empresarial, da área tributária a legislativa.

Além de liderar 65 sindicatos patronais, instalados de Norte a Sul, a Fecomércio SC administra o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Santa Catarina.