MERCADO

Parceria bilateral: Santa Catarina recebe comitiva da República Tcheca para estreitar laços comerciais

Atualizado em 12 junho, 2020

Santa Catarina e o leste europeu entram em uma nova fase de negócios bilaterais. Nos dias 5 e 6 de março, a Fecomércio SC recebeu uma comitiva da República Tcheca formada por representantes da embaixada e do consulado em Santa Catarina, além de um grupo de empresários do país em missão comercial ao Estado. Entre os convidados, o diretor do departamento de diplomacia econômica do Ministério das Relações Exteriores da República Tcheca, Marek Svoboda, o representante do Ministério da Agricultura, Adam Janata, e o chefe do setor comercial e econômico da Embaixada da República Tcheca no Brasil, Petr Klima.

O evento será uma plataforma de networking de empresários, especialmente do segmento de vitivinicultura, destilaria e cerveja artesanal, entidades empresariais e poder público. “A agenda dá continuidade às ações já realizadas entre a Federação e as organizações tchecas, além de criar um ambiente de negócios favorável a competitividade do estado. A rodada é um excelente momento para os empresários catarinenses e tchecos ampliarem a carteira de fornecedores e prospectar parcerias estratégicas”, pontua o presidente da Federação, Bruno Breithaupt.

Na segunda-feira (5) a programação foi em Florianópolis, com apresentação institucional do Sistema Fecomércio SC aos empresários tchecos e rodada de negócios. > Veja como foi o evento na Capital

A programação em Blumenau também contou com apresentações, rodada de negócios e visitas técnicas à Enoteca/importadora Decanter e ao Supermercados Rede Top. A delegação também fez visita técnica à Feira Brasileira da Cerveja e ao Festival Brasileiro da Cerveja, e participou ainda da premiação do Concurso Brasileiro da Cerveja. O grupo foi recebido pelo secretário de Turismo e Lazer de Blumenau e também presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, e o secretário institucional de Relações Internacionais e presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos. Confira a galeria de fotos

Em 2015, o país instalou o consulado honorário em Blumenau, com o empresário Rafael Thales de Freitas à frente da representação consular. O Vale do Itajaí é reconhecido por duas atividades econômicas tradicionais no país do leste europeu: a produção de cristais e a fabricação da cerveja pilsen. O estado também tem forte presença de descendente e imigrantes, principalmente no Vale do Itajaí e da região Norte, em São Bento do Sul, Mafra e Joinville.

Leia também

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar

ECONOMIA 13 abril, 2024

Vendas no varejo restrito cresceu 1,7% em fevereiro

ECONOMIA 11 abril, 2024

Consumidor avalia positivamente o comércio durante a Páscoa deste ano, revela relatório