ECONOMIA

PEC da Reforma Tributária poderá ser votada na próxima semana

Atualizado em 12 maio, 2022

Há quase três anos em tramitação no Senado, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110/2019, que prevê alterações no sistema tributário brasileiro, poderá ser votada na próxima semana. No entanto, não foi estabelecida uma data para que o Plenário analise o texto.

A proposta simplifica os tributos que incidem sobre consumo e produção ao criar o modelo dual do Imposto de Valor Agregado (IVA). O IVA Subnacional será composto pelo Imposto de Bens e Serviços (IBS) — resultado da fusão do ICMS (imposto estadual) e do ISS (imposto municipal) — para estados e municípios. Na outra frente, a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) unifica tributos federais (IPI, Cofins e Cofins-importação, PIS e Cide-combustíveis), arrecadados pela União e formará o IVA Federal.

Na última quarta-feira (16), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deu início à análise da PEC; no entanto, a pedido de alguns senadores e por falta de consenso entre os membros da comissão, a votação foi adiada. Na mesma oportunidade, o relator da reforma, senador Roberto Rocha, apresentou à CCJ o parecer mais recente.

Até o início da votação, a PEC já tinha recebido um total de 251 emendas. Entre as acatadas, destaca-se a emenda de autoria do senador Jorginho Mello, que prevê o recolhimento da CBS separadamente pelas empresas do Simples e possibilita a transferência de créditos do IBS e da CBS, em montante equivalente ao cobrado, por meio do regime unificado.

Demais propostas

Além da PEC 110/2019, três outros projetos que alteram tributos estão em andamento no Congresso Nacional: a reforma do Imposto de Renda (PL 2337/2021); a proposta de unificação do PIS/Cofins em uma só contribuição social chamada CBS (PL 3887/2020); e a PEC 45/2019, de iniciativa da Câmara dos Deputados, que espelha a PEC 110.

Com a ideia de “fatiar” a reforma tributária, as propostas, atualmente estão em diferentes status: alguns projetos estão mais avançados, enquanto outros seguem em fase inicial de tramitação. Apenas o PL 2337/2021 foi aprovado por uma das casas legislativas; a PEC 45/2019 e o PL 3887/2020 seguem na Câmara, e a PEC 110/2019 segue no Senado.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior