PESQUISA

Procura por presentes para Dia dos Namorados deve aquecer vendas no início de junho em SC

Atualizado em 12 agosto, 2019

Na hora de escolher o presente para o Dia dos Namorados o preço é o principal chamariz para as lojas em Santa Catarina, mas a busca por um bom atendimento passa a ser prioridade em várias cidades. Conforme a Pesquisa de Intenção de Compras realizada pela Fecomércio SC, em Chapecó (35%), Criciúma (38%), Florianópolis (30%) e Lages (41%) o bom atendimento no balcão é o que garante a compra.

Leia a pesquisa completa

O gasto médio este ano é de R$ 178,53, variação de 2,7% em relação ao ano passado (R$ 173,76).  Os consumidores em Blumenau devem desembolsar um pouco mais (R$ 211,10) do que a média estadual, em contraponto a Lages (R$156,55).

A percepção sobre a situação financeira pode pesar no valor gasto: 44,9% consideram que está melhor do que o ano passado, 33,2% apontaram que permanece igual e 21,8% acreditam que piorou. O otimismo é mais expressivo em Joinville (53%). “A recuperação da renda traz mais confiança para o consumidor, logo a expectativa é de variação positiva neste ano. Os dias que antecedem a data também são propícios para alavancar as vendas, impulsionadas pelo início do inverno, e fechar o primeiro semestre no verde”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

O principal destino dos consumidores deve ser o comércio de rua (62,8%). Em Chapecó o índice chega a 78,6%. Os consumidores em Blumenau são os que mais pretendem comprar em shopping (35,7%), ultrapassando a média estadual (25,8%).

Roupas (47,8%), perfume/cosmético (18,6%) e calçados/bolsa (11,1%) devem liderar a lista de produtos mais procurados na véspera da data. Além dos presentes, 41,7% afirmaram que estão programando almoçar/jantar em restaurante para comemorar a data.

A maioria dos consumidores quer comprar à vista. A opção em dinheiro foi a mais lembrada (65,4%), seguida pelo parcelamento no cartão de crédito (13,5%) e à vista no cartão de débito (10,0%).

Os dados foram apurados com 2.059 pessoas, entre os dias 14 e 23 de maio, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior