SESC/SENAC

Projeto do Sesc mobiliza 16 cidades catarinenses para confecção e distribuição de máscaras

Atualizado em 17 junho, 2020

O Sesc Santa Catarina lança, através do projeto Envolva-se, a ação “Máscaras para Todos”. O objetivo é mobilizar doadores de materiais e voluntários em 16 cidades catarinenses e desta forma, ampliar a produção e distribuição de máscaras de tecidos para doar à população. A medida se faz necessária, neste momento, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), que gera grande demanda do sistema de saúde e risco à população, principalmente às pessoas com saúde mais debilitada e moradores de comunidades periféricas.

A iniciativa acontece nas cidades de Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Curitibanos, Florianópolis (Prainha), Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, São João Batista, São Miguel do Oeste, Tijucas e Xanxerê. Todo o material arrecadado será entregue pelo Sesc Santa Catarina aos participantes voluntários do projeto para a produção das máscaras. E todas as máscaras serão doadas em comunidades e instituições sociais identificadas pela Instituição e entidades parceiras.

“Neste momento, juntamente com os cuidados com a saúde, é urgente pensar em estratégias de fortalecimento e suporte a essas comunidades, que se encontra em grupos de risco e maior exposição. O projeto reforça o compromisso social do Sesc em contribuir para a prevenção da disseminação do novo Coronavírus (Covid-19)”, destaca Jéssica da Luz Pereira Pucci, Gerente de Saúde e Assistência do Sesc Santa Catarina. Além disso, Jéssica destaca que, como signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, o Sesc assumiu o compromisso com a incorporação da Agenda 2030 nos projetos desenvolvidos pela Instituição. A atuação do projeto Envolva-se segue as dimensões do desenvolvimento sustentável e visa contribuir para alcance das metas das ODS 03 (Saúde e Bem-Estar), 10 (Redução das Desigualdades) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Como acontece:
O projeto será desenvolvido por meio de uma rede colaborativa, que promove a responsabilidade socioambiental e a cooperação entre doadores de materiais e os participantes voluntários cadastrados no projeto “Envolva-se”, com a finalidade de ampliação da produção e distribuição de máscaras artesanais de tecido para uso das pessoas que mais necessitam. E assim, incentivar a cultura da doação e da colaboração.

– Como doador de materiais
Podem doar pessoas físicas ou empresas. Os interessados precisam fazer contato com a Unidade do Sesc Santa Catarina da sua região para agendar a entrega e o Sesc vai até o local receber o material.

Materiais necessários: Tecidos 100% algodão, TNT, malha/fio de malha, tesoura de tecido, agulhas, linhas, elásticos. Preferencialmente, pede-se que os materiais estejam higienizados e embalados para evitar a disseminação do vírus.

– Como participante voluntário na confecção das máscaras

Os interessados em participar como voluntários na confecção das máscaras devem se cadastrar neste link ou entrar em contato com o Sesc da sua região.

Todos os voluntários receberão videoaulas e materiais de orientação para aprenderem a confeccionar as máscaras em casa, com ou sem máquina de costura. Também receberão em casa os materiais para a produção das máscaras, que serão arrecadados de empresas parceiras e demais doadores.

O Sesc recolherá as máscaras produzidas pelos voluntários para organizar as entregas.

Prevenção
Estudos afirmam que as grandes desigualdades das cidades brasileiras fazem com que a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) tenha impactos assimétricos sobre a população e exigem medidas específicas para diferentes territórios. As principais medidas de prevenção recomendadas para conter a pandemia – lavar as mãos e o rosto com frequência, fazer uso de álcool gel e praticar o distanciamento social – não estão ao alcance de muitos moradores de comunidades e periferias das cidades brasileiras. Poucos moradores, além disso, podem aderir ao isolamento. Pessoas de menor renda e trabalhadores informais são os mais afetados pelos efeitos econômicos da pandemia. Para este público, as máscaras de tecido são funcionam como a principal forma de prevenção da doença.

De acordo com nota da Sociedade Brasileira de Infectologia,  o uso de máscaras de tecido pode ser recomendado para a população que necessita sair de sua residência, como uma forma de barreira mecânica, pois diminui a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas que possam estar transmitindo o vírus sem saberem. Entretanto, o uso deve ser acompanhado das outras medidas preventivas já recomendadas, como distanciamento social, evitar tocar os olhos, nariz e boca, além de higienizar as mãos com água e sabonete ou sabão ou álcool a 70%. O uso da máscara de tecido deve ser individual, não devendo ser compartilhado.