MERCADO

Quase metade das empresas em SC registraram faturamento acima de 20% com Black Friday

Atualizado em 15 dezembro, 2020

O Black Friday deste ano teve saldo positivo em Santa Catarina, conforme dados da pesquisa de resultado de vendas, realizada pela Fecomércio SC com 770 empresas em sete cidades do estado. O faturamento cresceu em média 10,5% na comparação com o ano passado, sendo que 48% registrou alta acima de 20%. Em relação aos demais meses, a variação foi ainda maior (20,61%) – no qual mais da metade (54,4%) teve alta acima de 20% e em praticamente uma a cada cinco o caixa cresceu 40%.

Leia a pesquisa completa

Pelo menos 44,9% das empresas aderiu à data promocional, com destaque para os setores de Calçados (64,3%), Cosméticos, Produtos de Perfumaria e de Higiene Pessoal (61,5%), Vestuário e Acessórios (59,1%) e Óptica, Joalheria e Relojoaria (57,1%).

O ticket médio dos estabelecimentos no período foi de R$ 281,60. A variação foi diferente entre os setores: 79,8% das empresas informaram um valor inferior a R$300, enquanto 12,7% informaram acima de R$ 500.

Segundo o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a data está se consolidando no comércio catarinense. “Em momentos adversos, no qual o consumo está retraído, as ofertas e promoções tradicionais do período ajudam a reaquecer as vendas nas lojas físicas e online. Para aproveitar os preços e evitar a aglomeração, muitos catarinenses já garantiram os presentes de Natal”, afirma.

Leia mais: Intenção de compras pela internet quase triplica neste Natal em Santa Catarina

Uma a cada cinco empresas informou que o Pix já foi ativado e utilizado por clientes, 38,7% ainda não utilizou e outros 17,9% ativaram, mas não utilizaram ainda. A plataforma de pagamentos eletrônicos foi lançada pelo Banco Central cerca de 10 dias antes da Black Friday.

A apuração dos dados foi realizada em Lages, Chapecó, Blumenau, Itajaí, Joinville, Criciúma e Florianópolis, entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro.