ECONOMIA

Realização de eventos e funcionamento de casas noturnas estão liberados conforme mapa de risco em SC

Atualizado em 03 maio, 2021

Foto: Pixabay/Domínio Público

Depois de mais de um ano suspensos, os eventos estão permitidos de acordo com o mapa de classificação de risco da pandemia. Os regramentos estão detalhados nas Portaria nº 454 e 455 e no Decreto nº 1.267/2021, publicados no Diário Oficial na sexta-feira (30). O texto passou a vigorar em  1º de maio e segue valendo até o dia 17 de maio.

O novo decreto permite a realização de eventos sociais, como casamentos e aniversários, e corporativos, como congressos, palestras e reuniões de qualquer natureza, até às 23h nos níveis gravíssimo e grave.

A liberação da atividade vem sendo articulada há meses. “O setor atuou junto ao Governo e equipe técnica da saúde na construção de protocolos sanitários, que, inclusive, têm servido de modelo para outros estados. Por ser um setor altamente regrado e profissional, que está acostumado a fazer controles e seguir procedimentos, acreditamos que pode ser uma retomada gradual e monitorada”, aponta Marco Aurélio Floriani, presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC e da Federação dos Convention Bureau de Santa Catarina.

Segundo Floriani, deverá ser criado um grupo de trabalho permanente do setor, que avaliará o que foi liberado e os resultados, e um sistema de rastreabilidade, que permite identificar os participantes por meio de um QRcode, caso seja necessário comunicar as autoridades de saúde. A Santur também está trabalhando na criação do selo Evento Seguro, que estabelece regras para as empresas que trabalham no setor, nos moldes do programa Viagem+SC.

Casas noturnas, boates e pubs poderão abrir no nível gravíssimo e grave, utilizando apenas o espaço do salão para realização de eventos sociais, com limite de ocupação e funcionamento das 6h às 23h. O horário de consumo de bebida alcoólica no estabelecimento comercial foi estendido para as 23h, nos níveis gravíssimo e grave, e para a meia-noite, no nível alto.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior