MERCADO

Rede hoteleira pode operar com capacidade integral na temporada 2020/2021 em SC

Atualizado em 21 dezembro, 2020

Uma das principais reivindicações do setor do turismo em Santa Catarina foi atendida. O governador Carlos Moisés anunciou nesta segunda-feira (14) novas regras de ocupação para a rede hoteleira na temporada 2020/2021. Pela normativa, está permitida a lotação de hotéis e pousadas em sua capacidade integral a partir de segunda-feira (21).

Leia mais: Governo em SC libera eventos, parques aquáticos, cinemas e museus a partir desta segunda (21)

A elaboração destes protocolos foi realizada em parceria com representantes do setor. “A saúde dos catarinenses e dos turistas segue como nossa prioridade durante a temporada. Por isso, estamos tomando essa medida que amplia a capacidade de hotéis e pousadas para garantir que as normas sanitárias sejam seguidas. Os empresários serão nossos parceiros na fiscalização e seguimento das regras”, afirma o governador.

A Fecomércio SC está colaborando sistematicamente com a Secretaria de Estado da Saúde e a Vigilância Sanitária na elaboração dos protocolos sanitários para os diferentes segmentos representados. A entidade tem dialogado com o Governo para reivindicar a retomada das atividades turísticas, sobretudo a hoteleira. “Temos defendido a capacidade de o setor hoteleiro cumprir as regras sanitárias e prestar um serviço que garanta a segurança dos turistas e colaboradores”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

No início deste mês, a Federação teve reunião com o presidente da Comissão de Turismo da ALESC, deputado Ivan Naatz, para discutir as restrições vigentes para os hotéis. O parlamentar afirmou que reforçaria o pleito com o governo de SC. No fim de novembro, o COFEM havia enviado ofício ao secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, defendendo a revisão da redação das normas que limitavam a ocupação.

Destino seguro

A solicitação tem uma relação direta com o selo do Viaje+ Seguro Santa Catarina, conforme o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro “Mané” Ferrari. “Estamos trabalhando de forma conjunta com a Saúde e demais órgãos do Governo do Estado para chegar a esse resultado. Levamos em conta o equilíbrio necessário para esse momento entre a economia do turismo e a saúde de quem está diretamente ligado ao setor. Somos embaixadores do “Safe Travel” do Conselho Mundial de Turismo, então temos os nossos ambientes turísticos regrados e seguros para os turistas e todos aqueles que estão envolvidos com o segmento”, destaca.