MERCADO

Rede hoteleira pode operar com capacidade integral na temporada 2020/2021 em SC

Atualizado em 21 dezembro, 2020

Uma das principais reivindicações do setor do turismo em Santa Catarina foi atendida. O governador Carlos Moisés anunciou nesta segunda-feira (14) novas regras de ocupação para a rede hoteleira na temporada 2020/2021. Pela normativa, está permitida a lotação de hotéis e pousadas em sua capacidade integral a partir de segunda-feira (21).

Leia mais: Governo em SC libera eventos, parques aquáticos, cinemas e museus a partir desta segunda (21)

A elaboração destes protocolos foi realizada em parceria com representantes do setor. “A saúde dos catarinenses e dos turistas segue como nossa prioridade durante a temporada. Por isso, estamos tomando essa medida que amplia a capacidade de hotéis e pousadas para garantir que as normas sanitárias sejam seguidas. Os empresários serão nossos parceiros na fiscalização e seguimento das regras”, afirma o governador.

A Fecomércio SC está colaborando sistematicamente com a Secretaria de Estado da Saúde e a Vigilância Sanitária na elaboração dos protocolos sanitários para os diferentes segmentos representados. A entidade tem dialogado com o Governo para reivindicar a retomada das atividades turísticas, sobretudo a hoteleira. “Temos defendido a capacidade de o setor hoteleiro cumprir as regras sanitárias e prestar um serviço que garanta a segurança dos turistas e colaboradores”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

No início deste mês, a Federação teve reunião com o presidente da Comissão de Turismo da ALESC, deputado Ivan Naatz, para discutir as restrições vigentes para os hotéis. O parlamentar afirmou que reforçaria o pleito com o governo de SC. No fim de novembro, o COFEM havia enviado ofício ao secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, defendendo a revisão da redação das normas que limitavam a ocupação.

Destino seguro

A solicitação tem uma relação direta com o selo do Viaje+ Seguro Santa Catarina, conforme o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro “Mané” Ferrari. “Estamos trabalhando de forma conjunta com a Saúde e demais órgãos do Governo do Estado para chegar a esse resultado. Levamos em conta o equilíbrio necessário para esse momento entre a economia do turismo e a saúde de quem está diretamente ligado ao setor. Somos embaixadores do “Safe Travel” do Conselho Mundial de Turismo, então temos os nossos ambientes turísticos regrados e seguros para os turistas e todos aqueles que estão envolvidos com o segmento”, destaca.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior