MERCADO

Santa Catarina discute investimento social privado no Social Summit 2018

Atualizado em 09 outubro, 2018

Causas sociais, fortalecimento institucional empresarial e o investimento social privado no Brasil marcam a programação do evento Social Summit 2018, que será realizado nesta quarta-feira (10), em Jaraguá do Sul, com o tema central “Investimento Social Privado: Uma agenda de impacto para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina”.

A proposta é aprofundar debates importantes em Santa Catarina sobre este tema, provocando a discussão de como construir uma agenda de impacto voltada ao desenvolvimento sustentável. O evento deve reunir especialistas, empresas e profissionais que atuam na área de responsabilidade social e sustentabilidade.

O evento irá apresentar cenários e tendências do Investimento Social Privado no Brasil, com a intenção de inspirar iniciativas em Santa Catarina.  “A realização do evento acontece em um momento importante para o nosso país, onde os atritos político-partidários ofuscam debates mais profundos sobre os problemas sociais que vivemos. O papel da iniciativa privada e da sociedade são fundamentais para construir esse debate, de forma apolítica e com visão de longo prazo”, destaca Camila Aloi, assessora de relacionamento no GIFE.

A instituição reúne 137 investidores sociais no Brasil, sejam eles institutos, fundações ou empresas que, somados, investem por volta de R$ 2,9 bilhões por ano na área social, operando projetos próprios ou viabilizando os projetos de organizações da sociedade civil.

Responsabilidade social como política de gestão

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o Estado ainda tem muito a desenvolver nesta área, mas já conta com iniciativas consolidadas de  investimento social privado, a exemplo do Hospital São José.

“O Sistema Fecomércio SC, por meio do Sesc, também investe em cultura, lazer, educação e patrimônio histórico em todo o Estado, como no Museu de Florianópolis, no qual a entidade venceu licitação da prefeitura e assume a gestão nos próximos 20 anos; Teatro Cine Mussi (Laguna), gerido pela entidade após restauração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); e o Centro Cultural Vidal Ramos – Sesc  (Lages), conhecido como Colégio Rosa, também administrado pelo serviço desde 2016.

A Federação integra ainda Comissão Mista de Responsabilidade Social, que destaca as organizações – empresas privadas, empresas públicas e entidades do terceiro setor- comprometidas com o desenvolvimento social e sustentável, comprovado com a publicação do Balanço Social.

Programação qualificada

Promovido em uma parceria entre Fecomércio SC, Fiesc, Bee The Change e GIFE, o evento contará com painéis, palestras e debates. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site.

13:30 – ABERTURA

13:45 – PAINEL 1: Santa Catarina e o Investimento Social Privado – Caminhos para uma Agenda de Impacto.

Palestra com Camila Aloi (GIFE) – ISP no Brasil e o papel do GIFE nesse cenário nacional.
Debate com a participação da palestrante e dos convidados Sabrina Adami Schappo (WEG), Andressa Mongruel Martins Vicenzi (FIESC), Rodolfo Schneider (RIS GIFE Curitiba), com mediação de Clarissa Iser (Bee The Change).

15:00 – PALESTRA: Investimento Social Privado e Incentivos Fiscais, com Clarissa Iser (Bee The Change).

15:30 – COFFEE BREAK

16:00 – PAINEL 2: Cenários e Tendências do Investimento Social Privado no Brasil, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Palestra com a Professora Anna Maria Tiburcio Medeiros Peliano (Comunitas) – Pesquisa BISC

Debate com a participação da palestrante e dos convidados Hospital São José, FECOMÉRCIO, com mediação de Regina May (Movimento ODS Santa Catarina).

17:15 – PALESTRA: Alinhamento ao negócio: possibilidades e desafios, com Camila Aloi (GIFE)

17:45 – Case de responsabilidade social

19:00 – ENCERRAMENTO

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar