MERCADO

Santa Catarina segue líder na geração de empregos em 2020

Atualizado em 29 dezembro, 2020

Santa Catarina teve saldo de 33.004 novas vagas de emprego formal em novembro, conforme dados do Caged divulgados na última quarta-feira (23). O resultado aponta para uma aceleração da recuperação, que está relacionada ao maior movimento econômico de diversos setores ao final do ano.

O estado segue sendo líder na geração de empregos em 2020, com um saldo positivo de 67.134 novas vagas no ano, à frente do Paraná (61 586) e São Paulo (40 865)- que observou uma recuperação mais recente e apenas em novembro cobriu as perdas no emprego formal. Todas as unidades federativas apresentaram saldo positivo em novembro. No acumulado do ano o estado mais afetado é o Rio de Janeiro (-133.754).

Em termos da distribuição espacial, as novas vagas formais se concentraram nas cidades de maior porte, com influência maior também dos setores de alojamento e alimentação, como Florianópolis, Joinville, Itajaí, Blumenau e Balneário Camboriú. Em novembro, 81,35% das cidades catarinenses apresentaram saldo positivo no seu emprego e no acumulado do ano a proporção é ainda maior, chegando a 243 das 295 cidades do estado.

Comércio e Serviços

O mês de novembro foi especialmente benéfico para o setor de comércio, o que já era esperado em alguma medida devido ao maior movimento comercial relacionado à Black Friday, Natal e temporada de verão. Todas as classes do comércio apresentaram saldo positivo e o setor foi o que mais cresceu proporcionalmente.  A alta foi mais concentrada no varejo do que no atacado neste mês.

O crescimento do estoque de empregos  foi mais intenso em Santa Catarina (2,59%) do que na média nacional (1,97%). O setor foi responsável por 11.790 novas vagas, distribuídas por diversas atividades, mas principalmente nos segmentos de vestuário e calçados, hiper e supermercados, tanto em produtos alimentícios e bebidas como não-alimentares.

O setor de serviços também continuou o processo de recuperação em um ritmo (1,51%) similar ao mês anterior e superior à média nacional (0,99%) em novembro. Foi o setor que mais abriu vagas no estado pelo segundo mês consecutivo. A recuperação nos meses anteriores se concentrou principalmente nas seções de informação, comunicação, atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, que já acumulam saldo positivo de 29.578 no ano. Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) destacam crescimento de 6,7% no volume de serviços dessas atividades até outubro de 2020. Em novembro, os principais grupos que compuseram as novas vagas foram a “locação de mão-de-obra temporária” e “atividades de limpeza”.

Já a divisão de Alojamento e Alimentação, a mais afetada do setor desde o início da pandemia, devido a sua ligação direta com o setor turístico, conteve a queda no emprego formal apenas em setembro e iniciou um processo de retomada mais forte a partir de outubro, que continuou a acelerar agora em novembro com a abertura de mais 3.150 vagas.  Apesar do crescimento de 3,98% no estoque de empregos do setor, ainda assim apresenta saldo negativo de 15.484 no acumulado do ano.

Leia também

ECONOMIA 28 março, 2024

Setor de serviços catarinense inicia o ano com resultados positivos

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa