ECONOMIA

SC cria mais de 10 mil novas vagas de emprego em julho, 3º maior saldo do país

Atualizado em 24 agosto, 2020

Santa Catarina registrou em julho o segundo mês consecutivo de variação positiva no saldo de emprego formal,  conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicado na sexta-feira (21). Com 10.044 novas vagas de emprego, SC tem o maior saldo entre os estados do Sul e o terceiro em relação ao resto do país, atrás de São Paulo (22.967) e Minas Gerais (15.843). A aceleração foi puxada, especialmente, pelo setor industrial, que representou 76,4% das novas vagas criadas.

O movimento de recuperação do emprego tem grandes diferenças setoriais, regionais e populacionais. A análise permite entender melhor os impactos diretos da pandemia na economia, o que possibilitará elaborar estratégias de manutenção e recuperação dos grupos mais afetados, assim como avaliar quais têm perspectiva de retomada e mesmo superação dos níveis pré-crise.

O comércio em Santa Catarina apresentou saldo positivo (1.443), incluindo pela primeira vez o segmento de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (56 PFT). As principais classes responsáveis por este resultado foi a de comércio não especializado (547 PFT) que inclui supermercados, minimercados e lojas de departamentos, grupo de materiais de construção (297 PFT) e o comércio atacadista de produtos de consumo não-alimentar (291 PFT).

O setor de serviços, por outro lado, voltou a ter um saldo negativo em julho (296 PFT), após um junho positivo com criação de 599 vagas. Ao analisar as seções, divisões e grupos do setor de serviços é possível observar como a pandemia afeta desigualmente as atividades econômicas, de maneira que alguns grupos de atividade estão em ascensão a despeito da crise (especialmente atividades administrativas, profissionais e técnicas) , enquanto outros grupos vêm sofrendo sérias perdas e um saldo negativo persistente no emprego formal, como é o caso das atividades ligadas a alojamento e alimentação (1.218 PFT). A seção de Informação e Comunicação, que foi afetado em Santa Catarina de maneira mais acentuada do que no resto do país (também pela sua maior proporção relativa na economia estadual), voltou a apresentar saldo positivo de 388 vagas em julho.

Conforme dados referentes a escolaridade e faixa etária, a geração de empregos se concentra nas faixas etárias mais jovens, enquanto o saldo negativo nas vagas continua a aumentar para aqueles com mais de 50 anos. O grau de instrução com maior saldo positivo é o de ensino médio completo, bastante ligado ao setor industrial. O grau de instrução de ensino superior completo apresentou saldo negativo tanto ao nível nacional quanto estadual, principalmente devido a demissões ligadas a área de ciências e artes, especialmente de ensino, tanto da administração pública quanto de setores privados.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar