MERCADO

SC é destaque pelo segundo mês consecutivo na geração de empregos

Atualizado em 29 outubro, 2020

Santa Catarina registra pelo segundo mês consecutivo o melhor desempenho na geração de empregos entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. Conforme dados do CAGED de outubro, divulgados nesta quinta-feira (29), foram geradas 24.827 novas vagas no estado, crescimento de 1,21% no estoque total de emprego. O país gerou 313.564 vagas, variação de 0,83%.

A maioria das vagas novamente estão concentrada no setor industrial (12.135; 1,74%), porém neste mês também houve crescimento considerável no setor de Serviços (7.597; 0,98%) e Comércio (4.138; 0,93%), que praticamente dobraram o ritmo de crescimento do emprego em relação aos dois meses anteriores (agosto e julho).

Entre os grupamentos de atividade mais específicos, destaca-se o saldo positivo da seção de Alojamento e Alimentação (436; 0,57%) pela primeira vez desde o início da pandemia em março. Entre março e agosto houve uma queda de 22,4% na ocupação formal do setor, o mais afetado dentre os grandes grupos. Em setembro foi registrado aumento de 2,29% no estoque de emprego do alojamento e 0,18% da alimentação, o que representa respectivamente 324 e 112 vagas formais, movimento que indica uma melhora relativa do setor de turismo no estado durante o período.

As dinâmicas anteriores de recuperação tenderam a permanecer, como a centralidade da recuperação do setor de serviços através das atividades administrativas e serviços complementares, assim como a predominância dos grupos de Materiais de Construção (580) e Equipamentos de Informática e Comunicação (582) na geração de empregos do varejo, e de produtos de consumo não-alimentar (489) no comércio atacadista, que continua a apresentar taxas de crescimento superiores ao varejo, considerando, porém que seu estoque de vagas é proporcionalmente menor.

Predomina ainda a geração de empregos concentrada no grau de instrução de ensino médio completo, ainda que tenha se constatado pequena aceleração em relação à geração empregos nos graus de superior completo e fundamental incompleto. A principal faixa etária das contratações segue sendo de 18 a 24 anos, e o saldo continua a ser negativo para faixas etárias acima de 50 anos, ainda que desacelerado em relação a setembro.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior