INSTITUCIONAL

SEGS: Semana de capacitação engaja e qualifica sindicatos filiados a Fecomércio SC

Atualizado em 08 janeiro, 2024

De 12 a 19 de julho, representantes de 21 sindicatos filiados a Fecomércio SC participam da semana de capacitação do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS). O evento faz parte do calendário de atividades do Ciclo 2021, que encerrará no mês de dezembro com a entrega dos certificados de conclusão. Nesta edição estão sendo debatidos os seis eixos de atuação sindical, com envolvimento de todas as áreas da Federação e representantes da CNC.

Programação de imersão

No primeiro dia de programação os sindicatos participaram de uma aulão da CNC com planejamento de ações para o desenvolvimento de melhorias nos processos internos das entidades.  Na terça-feira (13), o multiplicador do Segs em SC, Carlos Alberto Geremias Júnior, abordou os processos de representações da federação em órgãos públicos ou privados, e o Gerente da Divisão de Relações Institucionais e Governamentais, Elder Arceno, falou sobre a atuação legislativa.

A Fecomércio SC trabalha de forma propositiva e permanente no parlamento catarinense para que a tramitação dos projetos de lei esteja alinhada com a agenda prioritária da entidade e dos sindicatos representados. Em 2020, a Federação teve forte atuação nas matérias que impactavam o comércio, serviços e turismo, evitando o custo adicional de R$ 36,4 milhões para as empresas  em meio a pandemia.

Na quarta-feira (14) foi a vez do Gerente da Divisão Sindical, Rafael Arruda, trazer as novidades sobre a área: a eleição da Fecomércio SC está prevista para o dia 09/05/2022 e as dos sindicatos podem ser realizadas de 12/10/2021 a 08/02/2022. O prazo para os sindicatos efetuarem as alterações estatutárias foi prorrogado pela CNC, passando para o dia 31/08/2021. Segundo ele, a reforma será observada como um dos critérios para os dirigentes sindicais estarem aptos para fazer parte de chapa do processo eleitoral da Fecomércio e da CNC.

Ferramenta lançada em março deste ano, a Central de Inteligência sindical foi a pauta abordada pelo economista Alison Fiuza. A plataforma foi desenvolvida exclusivamente para os sindicatos, sistematizando dados e indicadores em um único ambiente para auxiliar na geração de conhecimento e na tomada de decisão. Por meio do sistema de Business Intelligence (BI) permite aos sindicatos mapear o potencial de filiação, prospectar novos produtos e fontes de receita, monitorar do panorama econômico e indicadores do comércio de bens, serviço e turismo, entre outros. Atualmente, 18 sindicatos já estão utilizando os painéis personalizados, que cruzam a base de representação e o território de atuação.

Nesta quinta-feira (15), a analista Ana Carolina Rocha falou sobre pesquisa de imagem e satisfação das partes interessadas, para mapear e compreender a imagem que os stakeholders têm das entidades, e foi lançada a Clínica LGPD, mentoria para adequação à nova legislação idealizada em parceria com o Senac. O objetivo do programa é capacitar empresas de pequeno e médio porte dos setores de comércio e serviços para que sejam aptas a planejar, implementar e operar um modelo de gestão de dados alinhado a LGPD.  As empresas associadas aos sindicatos filiados terão acesso ao programa com preços diferenciados.

Esta semana encerra com a presença de Mateus Dornelas e João Braga, da CNC,  para troca de experiências sobre a próxima etapa do ciclo, bem como auxiliar os sindicatos no preenchimento dos planos de ação. No último dia de atividades, na segunda-feira (19), Sérgio Luiz dos Santos Júnior, da Divisão de Mercado, falará sobre a estruturação de produtos e serviços e a gestão de parcerias e convênios. O debate sobre comunicação institucional encerra a semana de capacitação.

Boas práticas de gestão

O SEGS foi criado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para alinhar as práticas de gestão sindical entre todos os integrantes do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomercio). O programa desenvolve líderes e executivos sindicais com o objetivo de capacitá-los para a atuação na defesa dos interesses das empresas representadas.