MERCADO
Semana Brasil: Fecomércio SC apoia campanha para movimentar economia
Com objetivo de unir poder público e iniciativa privada para movimentar a economia, o Governo Federal realiza a terceira edição da Semana Brasil de 3 a 13 de setembro em todo o país. A iniciativa é coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e conta com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Federações e sindicatos.
Durante os dez dias de campanha, os empresários vão oferecer descontos e promoções para atrair os consumidores, que estão mais cautelosos e pragmáticos por conta da crise provocada pela pandemia. A ação deve estimular as vendas, favorecendo o empresário, e beneficiar os clientes, por meio de preços atrativos que cabem no orçamento das famílias.
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> Os lojistas podem baixar as peças publicitárias gratuitas neste site
Reflexos da pandemia
Fatores econômicos e sociais modificaram profundamente a relação com o consumo, tornando-o mais racional e menos emocional. Em Santa Catarina, os níveis de consumo ainda estão longe do período pré-pandemia, conforme o índice de Consumo das Famílias (ICF) apurado pela Fecomércio SC.
A alta nos preços dos alimentos, energia elétrica, gás e gasolina reduziram o poder de compra do consumidor. Em agosto, o consumo das famílias em SC estava em patamar negativo (53,1 pontos- em escala de 0 a 200). 90% dos consumidores afirmam que estão comprando menos e o acesso ao crédito pode ser um dos fatores. Mais da metade (58%) dos consumidores acreditam que comprar a prazo está mais difícil.