MERCADO

Semana Brasil: Fecomércio SC apoia campanha para movimentar economia

Atualizado em 08 setembro, 2021

Com objetivo de unir poder público e iniciativa privada para movimentar a economia, o Governo Federal realiza a terceira edição da Semana Brasil de 3 a 13 de setembro em todo o país. A iniciativa é coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e conta com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Federações e sindicatos.

Durante os dez dias de campanha, os empresários vão oferecer descontos e promoções para atrair os consumidores, que estão mais cautelosos e pragmáticos por conta da crise provocada pela pandemia. A ação deve estimular as vendas, favorecendo o empresário, e beneficiar os clientes, por meio de preços atrativos que cabem no orçamento das famílias.

> A adesão à campanha pode ser feita neste site

> Os lojistas podem baixar as peças publicitárias gratuitas neste site

Reflexos da pandemia

Fatores econômicos e sociais modificaram profundamente a relação com o consumo, tornando-o mais racional e menos emocional. Em Santa Catarina, os níveis de consumo ainda estão longe do período pré-pandemia, conforme o índice de Consumo das Famílias (ICF) apurado pela Fecomércio SC.

A alta nos preços dos alimentos, energia elétrica, gás e gasolina reduziram o poder de compra do consumidor. Em agosto, o consumo das famílias em SC estava em patamar negativo (53,1 pontos- em escala de 0 a 200). 90% dos consumidores afirmam que estão comprando menos e o acesso ao crédito pode ser um dos fatores.  Mais da metade (58%) dos consumidores acreditam que comprar a prazo está mais difícil.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior