ECONOMIA

Senado aprova Projeto de Lei que regulamenta ICMS para venda em outro estado

Atualizado em 11 agosto, 2021

O Senado aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar (PLP) que regulamenta a cobrança do ICMS sobre vendas de produtos e prestação de serviços ao consumidor final localizado em outro estado. O texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

O PLP 32/2001 propõe que, nas transações entre empresas e consumidores não contribuintes de ICMS de estados diferentes, caberá ao fornecedor recolher e repassar o diferencial para o estado do consumidor.

O texto regulamenta a Emenda Constitucional 87/2015, atendendo à determinação do STF que, em março deste ano, julgou inconstitucional a cobrança do diferencial de alíquota do ICMS (Difal) em operações interestaduais sem a edição de lei complementar para disciplinar esse mecanismo de compensação.

Para definir o responsável por pagar o diferencial, a norma separou os consumidores entre os que estão sujeitos ao ICMS (empresas) e os que não recolhem o imposto (pessoas físicas, por exemplo). Quando uma empresa que paga ICMS consome um produto ou serviço vindo de outra unidade da Federação, é ela quem deve pagar o diferencial de alíquota ao seu estado. Já no caso do consumidor pessoa física, o fornecedor do produto ou serviço é quem paga o diferencial.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar