ECONOMIA

Serviços em SC tem alta de 6,4% em maio na comparação com o mês anterior

Atualizado em 10 julho, 2020

 

O setor de serviços em Santa Catarina apresentou o melhor desempenho do país no mês de maio. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (10) pelo IBGE, aponta para uma recuperação do setor, com aumento de 6,4% no volume de serviços em relação a abril. A média para o país, entretanto, foi negativa em 0,9%- das 27 Unidades Federativas apenas 11 apresentaram resultados positivos na comparação com abril. Nos meses anteriores, Santa Catarina apresentou resultados mensais abaixo da média nacional, com perdas de 13,9% em abril e 7,1% em março.

Apenas os estados do Mato Grosso (6,3%) e Roraima (9,3%) tiveram alta no setor de Serviços em relação a maio de 2019. O comércio catarinense também foi destaque no mês e despontou com o maior volume de vendas do país.

Os serviços continuam sendo os setores mais afetados pela crise e pandemia. Na comparação interanual, Santa Catarina teve queda de 20,5%, resultado ligeiramente pior do que a média nacional (19,5%). O volume de atividades turísticas em SC cresceu 25,4% na comparação com abril, porém não recompôs as perdas em relação a maio de 2019 (-55,4%).

Os Serviços Prestados às Famílias tiveram alta de 14,9%  no país em relação ao mês anterior, mas recuou 61,5% se comparado ao mesmo período do ano passado. As perdas interanuais deste segmento em Santa Catarina recuaram de 56,2% em abril para 45,4% em maio.

Os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio no país também apresentaram crescimento de 4,6% no mês, porém no ano ainda está no negativo (20,8%). No estado, as perdas neste setor recuaram de 20,4% em abril para 17,1% em maio – no entanto, foram as únicas atividades que apresentaram perdas maiores em sua receita nominal do que seu volume. Os demais setores continuaram a apresentar retração em nível nacional e estadual, como é possível ver no gráfico abaixo:

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior