MERCADO

Setor de serviços tem números positivos em outubro, mas ainda não superou perdas em SC

Atualizado em 14 dezembro, 2020

O setor de Serviços em Santa Catarina mantém recuperação em outubro, ainda que em ritmo menor ao observado em setembro. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), publicada na sexta-feira (11) pelo IBGE. O estado teve variação positiva (1,8%) no volume de serviços pelo 6º mês consecutivo, resultado ligeiramente superior à média nacional (1,7%).

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, Santa Catarina apresenta resultado positivo (2,5%) pelo segundo mês consecutivo e foi um dos quatro estados do país a ter variação positiva- a média nacional nesta comparação foi de recuo de 7,4%. A retomada observada neste e nos últimos meses, porém, não foi suficiente para cobrir as perdas. O volume de serviços acumulado entre janeiro e outubro ainda se encontra 5,7% abaixo do mesmo período de 2019. Ao nível nacional a queda é de 8,7%.

Desempenho dos setores

Os serviços prestados à família continuam sendo o principal grupo de atividades afetado e ainda está em níveis inferiores ao do mesmo mês do ano passado. Essa diferença, porém, vem se reduzindo nos últimos meses e atualmente se encontra em -14,9%. No acumulado do ano o grupo minimizou as perdas para -26,6%.

Por outro lado, os Serviços profissionais, administrativos e complementares continuaram a representar o principal grupo da retomada do setor e avançam em patamar positivo. O volume de serviços desse grupo acelerou 32,3% em relação a outubro de 2019. Já no acumulado do ano cresceu 6,7%, apesar das perdas que ocorreram entre março e maio. Os demais grupos também reduziram suas perdas no acumulado, porém em ritmo menor ao observado em setembro.

Vagas de emprego

O mês de outubro também foi especialmente positivo na geração de empregos, segundo dados do CAGED. O setor foi responsável pelo maior número de novas vagas no estado (12.128 postos formais de trabalho de um total de 32.911). A recuperação no emprego se concentrou nas seções de atividades administrativas e serviços complementares (2,76%) e informação e comunicação (2,61%), e nas divisões de alojamento (5,21%), alimentação (2,57%). Estas duas últimas relacionadas ao setor de turismo também acompanham a retomada no volume de atividades turísticas, que cresceu 12,9% em outubro em relação a setembro- a variação foi positiva nos 12 estados analisados e a média nacional foi de 7,4%.

Santa Catarina continua a ser a unidade federativa com as menores perdas acumuladas em 2020 no volume de atividades turísticas: a retração entre janeiro e outubro de 2020 em relação ao mesmo período de 2019 foi de -30,8% diante dos -38,2% na média nacional.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior