ECONOMIA

Setor empresarial de SC defende concessão do porto de Itajaí

Atualizado em 12 maio, 2022

A concessão do Porto de Itajaí passa a ser uma nova bandeira do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM). O posicionamento foi definido na manhã desta segunda-feira (14), em reunião realizada no Sesc Cacupé, em Florianópolis.

A manifestação das entidades empresariais será enviada ao ministro dos Transportes, Tarcísio de Freitas, com o objetivo de mostrar apoio ao projeto de desestatização, que está em fase de consulta pública. A concessão é considerada fundamental pelos empresários para garantir a competitividade do porto, ao incorporar boas práticas, experiência e novas ideias, com redução de custos, aumento da eficiência e segurança na movimentação de cargas.

> Leia mais: Fecomércio SC defende investimentos privados para dobrar capacidade operacional do Porto de Itajaí

Comitiva de empresários apresenta em Brasília sugestões para desestatização do Porto de Itajaí

Os representantes do setor produtivo também definiram que convidarão o governador Carlos Moisés para participar de reunião para debater uma série de questões que preocupam o setor empresarial na área tributária, como a entrada em vigor da cobrança do Diferencial de Alíquota do ICMS (Difal) nas vendas a não-contribuintes e o ICMS sobre itens como leite, trigo e vinho. Os projetos ferroviários do estado também devem entrar na pauta e precisam estar alinhados ao Plano Nacional de Logística (PNL), do Governo Federal.

Outro assunto da reunião, que será tema de manifestação formal do COFEM, são os problemas de cobertura da telefonia móvel em Santa Catarina, que tem gerado problemas para a população e o setor empresarial.

Participaram da reunião do COFEM o vice-presidente da FECOMÉRCIO, Emílio Rossmark Schramm, os presidentes da FIESC, Mario Cezar de Aguiar; da FAESC, José Zeferino Pedrozo; da FETRANCESC, Ari Rabaioli; da FACISC, Sérgio Alves; da FCDL, Ivan Taufer; da FAMPESC, Rosi Dedekind; além do superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.