Setor empresarial defende abertura imediata do comércio com segurança

Atualizado em 08 janeiro, 2024

O setor empresarial catarinense reafirmou, de maneira uníssona, a necessidade da retomada imediata do comércio, respeitando os rígidos protocolos de segurança para evitar a proliferação do COVID-19. Em reunião virtual na tarde desta terça-feira (7), o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) trouxe ao governo a manifestação das bases empresariais de todas as regiões do Estado. A maior preocupação é com as empresas de pequeno porte, uma vez que possuem menos caixa para fazer frente aos compromissos que estão vencendo, especialmente a folha de pagamento dos funcionários.

As Federações do Comércio (FECOMÉRCIO SC), das Indústrias (FIESC), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (Fetrancesc) das Associações Empresariais (FACISC), das CDLs (FCLD) e das Micro e Pequenas Empresas, ressaltaram que a abertura das lojas deve seguir protocolos claros para assegurar a saúde tanto dos clientes quanto dos trabalhadores. As entidades também solicitaram que o governo apresente com objetividade os critérios técnicos para a definição dos setores autorizados a operar.