ECONOMIA

Sindilojas de Brusque reúne Governo, Alesc e prefeitos para debater mobilidade e segurança pública

Atualizado em 19 agosto, 2021

Lideranças de Brusque, Itajaí, Gaspar, Guabiruba e Botuverá estiveram reunidas nesta quarta-feira (18) para discutir mobilidade urbana e segurança pública na região do Vale do Itajaí.

O encontro promovido pelo Sindilojas de Brusque, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), contou com a presença do Secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Thiago Augusto Vieira, e o deputado Coronel Mocellin, membro da Comissão de Segurança Pública da Alesc. O comandante- geral da Polícia Militar de SC, Dionei Tonet, não pode participar da reunião, mas deverá agendar uma visita em breve às entidades da região.

Entre as principais pautas debatidas estão a duplicação da rodovia Ivo Silveira, entre Brusque e Gaspar; a construção da alça entre as rodovias Antônio Heil e a BR-101; e a terceira pista na rodovia Gentil Batisti Archer, que faz a ligação de Brusque com o Vale do Rio Tijucas. O aumento do efetivo policial na região, com instalação de sistema de monitoramento, também figurou entre as reivindicações.

Anfitrião do evento, o vice-presidente da Fecomércio SC do Vale do Itajaí, Marcelo Gevaerd, questionou o limite de velocidade na rodovia SC-486, entre Brusque e Itajaí, e propôs o aumento para 110 km por hora nas regiões onde não há área habitada, conforme acontece em rodovias duplicadas.

Os presidentes de sindicatos patronais da região também participaram da agenda: Hélio Dagnoni (Sindicato do Comércio Varejista de Balneário Camboriú), Bento Ferrari (Sindilojas de Itajaí), Francisco Hostins Junior (Sindilojas de Gaspar) e Bárbara Locatelli (Sindicato das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança de Santa Catarina).