ECONOMIA

Supermercados puxaram desempenho positivo do comércio de SC em 2020

Atualizado em 13 abril, 2021

Artigo publicado na Revista NECAT, elaborada pelo Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da UFSC, investiga os efeitos da pandemia na dinâmica do comércio brasileiro e catarinense em 2020.

O texto assinado por Lilian de Pellegrini Elias, economista com doutorado em desenvolvimento econômico pela  Unicamp e pesquisadora   do Necat/UFSC, aponta que o desempenho da atividade de “Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo”( 15,4% ) em Santa Catarina puxou os resultados positivos do comércio ( 5,6%) no acumulado do ano– posicionando o estado com o 5º melhor volume de vendas do país. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), publicada mensalmente pelo IBGE.

Confira o artigo na íntegra

A mudança no comportamento de consumo do catarinense refletiu diretamente nos números. Houve um redirecionamento de parte da demanda de outros setores para as atividades de varejo, na medida em que a população substituiu o consumo de alimentação e bebidas fora de casa pelas compras em hipermercados e supermercados. Segundo a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), o setor fechou o ano com um investimento estimado de R$ 1 bilhão – “uma das maiores expansões da história do setor”.

Inteligência de mercado

A Fecomércio SC acompanha sistematicamente os principais indicadores ligados ao setor e colaborou com dados neste artigo. A entidade publicada anualmente cerca de 60 pesquisas, sondagens e índices. Além de apurar mensalmente três indicadores que tiram a temperatura do mercado- confiançaintenção de consumo e endividamento– a entidade mapeia o comportamento de consumo com três pesquisas (intenção de consumo, resultado de vendas e avaliação do consumidor) das datas comemorativas e faz leituras conjunturais. A Federação traça ainda um raio-x do turismo no Estado, com pesquisas sobre o Verão, Inverno, Festa do Pinhão, Inverno, Festival de Dança e Oktoberfest.

Leia mais

Itens essenciais lideram compras em lojas físicas em SC

Leia também

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa

PESQUISA 19 março, 2024

Pesquisa de Verão 2023/24 revela crescimento do turismo em Santa Catarina