PESQUISA

Término das contratações temporárias impacta na desocupação do primeiro trimestre de 2020

Atualizado em 07 maio, 2020

A taxa de desocupação ficou em 12,2% entre fevereiro e março, crescimento de 1,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, conforme a PNAD Contínua, divulgada pelo IBGE na quinta-feira (30). O Brasil tem cerca de 12,9 milhões desempregadas, um aumento absoluto de 1,2 milhão de pessoas nestas condições.

O resultado está abaixo das expectativas do mercado, que esperava uma taxa em torno de 12,5%. Nos últimos três anos, o impacto da sazonalidade ficou mais evidente, com o aumento da desocupação devido ao término das contratações temporárias para as festas de fim de ano e temporada de verão.

“Grande parte desses resultados negativos é observado proporcionalmente nos anos anteriores, com exceção da população fora da força de trabalho, que chegou a um nível recorde de 67,28 milhões de pessoas, um crescimento de 2,83% de março em relação a fevereiro”, comenta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

A queda no emprego ocorreu em praticamente todos os setores e posições, assim como em vagas formais e informais. A informalidade reduziu ligeiramente para 39,9% e a taxa de subutilização da força de trabalho subiu 1,4 p.p., atingindo 24,4%.

O rendimento médio habitual (R$ 2.398,00) das pessoas ocupadas cresceu 1,1%, o que indica estabilidade, ainda assim a massa de rendimento como um todo caiu 1,3%, significando que a desocupação atingiu de maneira mais acentuada as faixas de renda abaixo da média.

Os efeitos da crise relacionada à pandemia de COVID-19 devem ser observados a partir do próximo mês. Parte da pesquisa foi realizada por telefone e internet após a suspensão da coleta presencial em 18 de março devido a emergência de saúde pública relacionada ao novo coronavírus. A taxa de respostas à PNAD Contínua, que se situava em média na faixa dos 90%, caiu para 60% e representa um sério risco e grande desafio para as pesquisas futuras do IBGE.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior