ECONOMIA

Volume de serviços acelera em SC e encerra semestre com alta histórica

Atualizado em 12 agosto, 2021

O volume de serviços em Santa Catarina cresceu 3,1% em junho frente ao mês anterior- este é o segundo mês seguido com resultados positivos em 2021, conforme aponta a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), publicada nesta quinta-feira (12) pelo IBGE. O desempenho é equivalente ao nível nacional (1,7%) na passagem do mês.

No acumulado do ano, a recuperação do setor ocupa o 3º lugar do país, com alta de 17,1%, quase o dobro da média nacional (9,5%) e o maior patamar já alcançado para esse período desde o início da série histórica, iniciada em janeiro de 2011. Em 12 meses a variação foi de 8,4%- a 2º maior do país.

O avanço da retomada das atividades econômicas começa a impulsionar segmentos que encerraram o ano de 2020 em queda. Pelo terceiro mês seguido todos os segmentos apresentaram variação positiva comparada ao ano anterior.  Esse movimento reflete no volume positivo do primeiro semestre para os cinco agrupamentos de serviços acompanhados pela pesquisa.

> Ritmo do volume de vendas do comércio diminui, mas semestre fecha positivo em SC

Dentre os segmentos, a alta no ano de 2021 é puxada pelos Serviços profissionais, administrativos e complementares (29,40%) e Transporte, serviços auxiliares aos transportes e correios (21,90%). Esses também são os setores com maior crescimento em 12 meses. Também lideram a geração de postos de trabalho nas atividades de transporte terrestre (4.111), Limpeza em prédios e em domicílios (3.093), Serviços combinados de escritório e apoio administrativo (1.897), Serviços de engenharia (1.850) e Atividades de contabilidade (1.399) no acumulado de 2021.

Os serviços prestados a família, apesar de continuar em níveis inferiores ao período pré-pandemia e com queda acumulada de 14,8% em 12 meses, reverteram as perdas no acumulado do ano e passa a ter volume positivo de 2,6% em 2021. Esse resultado mostra sinais de recuperação, entretanto o setor permanece sendo um dos mais afetados pela pandemia, sobretudo pelo caráter mais presencial das atividades, como restaurantes, bares, atividades culturais e de recreação e lazer, cabeleireiros, barbeiros, salões de beleza, dentre outros. Nesse sentido,  o avanço e a recuperação das atividades dependem da continuidade da imunização da população e do controle dos preços.

Confira a movimentação do setor em SC:

Panorama das atividades turísticas

As medidas de restrições impostas para o controle e diminuição da propagação do COVID-19 e o isolamento social impactaram diretamente no turismo, entretanto, os dados já sinalizam o início da retomada.

Pelo terceiro mês consecutivo, o volume de atividades turísticas apresentam variação positiva na passagem do mês, com alta de 9,7%. Esse sinal de recuperação também é observado no comparativo com mesmo período do ano anterior, com crescimento de 58,1%. No acumulado de 2021 a alta foi de 2,5%.

Esse movimento de recuperação ainda é insuficiente para reverter as perdas dos meses anteriores e SC acumula queda de 18,1% no volume de turismo nos últimos 12 meses.

Desempenho do turismo em SC:

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar