ECONOMIA

Volume de serviços em novembro tem alta histórica para o mês

Atualizado em 13 janeiro, 2022

O volume de serviços em Santa Catarina avançou 3,7% em novembro, após queda de 2,3% no mês anterior, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo IBGE. A alta na passagem do mês no Estado foi a maior desde o início da série histórica em 2011, na comparação com igual período dos anos anteriores.

> Leia a análise completa sobre a PMS de novembro 2021

O resultado foi o segundo maior crescimento entre os Estados- o setor em SC está 15,3% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020). A recuperação das atividades aconteceu na maioria dos Estados, alcançando 18 unidades- inclusive, em nível nacional, o resultado positivo de 2,4% interrompeu sequência negativa de dois meses sucessivos.

Com o avanço da imunização e estabilidade epidemiológica em novembro, somada à demanda reprimida e a entrada do verão, cresce a confiança dos consumidores e a procura por serviços. O mercado de trabalho catarinense também está aquecido e o nível de endividamento das famílias catarinenses estável, o que impacta na intenção de consumo das famílias.

Confira o panorama do setor e a evolução dos segmentos:

Clica na  para abrir em tela cheia

Leia também

ECONOMIA 13 maio, 2022

Volume de serviços em SC interrompe trajetória negativa em março

ECONOMIA 12 maio, 2022

Consumidores em SC adotam alternativas para driblar inflação, aponta Fecomércio SC

ECONOMIA 12 maio, 2022

Inflação desacelera em abril, mas alta dos preços alcança 78,25% dos produtos

ECONOMIA 11 maio, 2022

Estado aprova redução do ICMS para leite e outros produtos alimentícios