ECONOMIA

Volume de Serviços volta a crescer em Santa Catarina

Atualizado em 13 julho, 2021

O volume de serviços em Santa Catarina cresceu 23,9% em maio na comparação com o mesmo período do ano anterior, a 9ª taxa positiva seguida e a mais intensa da série histórica, iniciada em janeiro de 2011. Na passagem do mês, o setor interrompeu o movimento negativo e avançou 2,2% frente a abril, tendência equivalente ao nível nacional (1,4%) na passagem do mês.

No acumulado do ano, a recuperação do setor atinge o 2º lugar do país, com alta de 15,6%, resultado acima do nível nacional (7,3%). Já o acumulado de 12 meses registrou alta de 5,8%, o 3º maior do país, ritmo oposto ao nível do Brasil, que recuou 2,2%,

Os resultados apontam que o Estado avança em um ritmo de recuperação maior que o apresentado pelo país. No mês de maio, o crescimento foi impulsionado pelo movimento positivo no Dia das Mães, que aqueceu os setores e  ampliou o faturamento das empresas em 27,75% no comparativo com o ano anterior- movimento oposto ao ano de 2020, que havia apresentado queda de 32,38%.  O desempenho pode ser fruto ainda da adaptação das atividades econômicas mesmo diante das restrições impostas para a prevenção e enfrentamento à COVID-19 e das medidas econômicas que ajudaram a amortecer os impactos negativos, como o auxílio emergencial e o programa de preservação e manutenção de emprego e renda. Além disso, o avanço da imunização possibilita que serviços que exigem maior contato entre as pessoas possam voltar a operar, além de ampliar a confiança dos consumidores.

Importante destacar que o forte crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior  é reflexo da base depreciada de 2020, devido ao início da pandemia, das restrições mais rígidas e das enormes incertezas daquele momento.

Retomada dos segmentos

O avanço da retomada das atividades econômicas começa a impulsionar segmentos que encerraram o ano de 2020 em queda. No mês, entre os setores investigados, todos apresentaram variação positiva comparada ao ano anterior, com destaque para os serviços prestados a famílias, que cresceram 46,80%. No acumulado de 12 meses, três agrupamentos tinham encerrado 2020 com perdas, já em maio, quase todos os setores tinham revertido as perdas e passaram a operar com alta, são eles: Serviços profissionais, administrativos e complementares (25,70%); Transporte, serviços auxiliares aos transportes e correios (9,20%); Outros Serviços (3,9%) e Serviços de informação e comunicação (1,30%).  Apesar do crescimento elevado na passagem do mês, os Serviços Prestados a famílias ainda permanecem com perdas em 12 meses de 19,60%.

Impactos no turismo

O panorama das atividades turísticas em Santa Catarina permanece com elevado impacto em virtude das medidas de restrições de atividades impostas para o controle e diminuição da propagação do COVID-19 e do isolamento social.  Entretanto, pelo segundo mês consecutivo, o volume de atividades turísticas apresentou variação positiva na passagem do mês, com alta de 13,3% .Além disso, esse sinal de recuperação também é observado no comparativo com mesmo período do ano anterior, com crescimento de 68,3%,

Esse movimento de recuperação ainda é insuficiente para reverter as perdas dos meses anteriores, assim, o volume de turismo acumula queda de 23,8% nos últimos 12 meses em Santa Catarina. Tendência equivalente na variação do acumulado do ano, queda de -4,2%.

Confira a movimentação do setor:

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar