ECONOMIA

Volume de vendas no comércio varejista recua 10,1% em agosto

Atualizado em 08 outubro, 2021

O volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina sofreu forte queda de 10,1% diante do mês anterior. O efeito negativo também ocorreu em nível nacional (-3,1%) e em outras 24 unidades da federação.

A desaceleração das atividades no mês de agosto é reflexo da aceleração dos níveis de preços que corrói o poder de compra dos consumidores. Reforça esse cenário o nível de consumo atual das famílias catarinenses, mensurado em pesquisa da Fecomércio SC, que reduziu 17,9% frente a  julho. Nesse campo, 90% dos entrevistados afirmam estarem comprando menos que antes.  A diminuição no consumo acompanha também o menor nível histórico do endividamento das famílias catarinenses, encerrado em 36,5% no mês de agosto.

A desaceleração das atividades no mês de agosto é reflexo da aceleração dos níveis de preços que corrói o poder de compra dos consumidores. Reforça esse cenário o nível de consumo atual das famílias catarinenses, mensurado em pesquisa da Fecomércio SC, que reduziu 17,9% frente a  julho. Nesse campo, 90% dos entrevistados afirmam estarem comprando menos que antes.  A diminuição no consumo acompanha também o menor nível histórico do endividamento das famílias catarinenses, encerrado em 36,5% no mês de agosto.

“O mês indica sinal de alerta sobre o ritmo e a manutenção da retomada econômica, mesmo com o avanço da imunização e a reabertura das atividades econômicas”,  pontua o vice-presidente da Fecomércio SC, Emílio Rossmark Schramm. Apesar da redução, o varejo restrito está 6,3% acima do período pré-pandemia, assim, no acumulado de 12 meses há alta de 5,8%. Já o acumulado do ano apresenta ganhos de 4,6% no volume de vendas, enquanto o Brasil o avanço foi de 5,1%,

Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o resultado é similar na passagem do mês, já que houve queda de 6,5%. No acumulado de 2021, o comércio ampliado cresce 13,6%, acima do resultado nacional (9,8%), direção igual ao comportamento em 12 meses, que segue em alta de 11,6% em Santa Catarina e 8,0% no país.

 

Retomada impacta de maneira distinta os segmentos 

Em 2021, a retomada das atividades econômicas começa a impulsionar segmentos que encerraram o ano de 2020 em queda. Mas, setores que lideram as vendas do comércio varejista do ano anterior, começam a apresentar sinais de retração.

Do lado negativo, encerrou o mês com redução frente a igual período do ano anterior  o segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo com queda de 2,1%. Após crescer 14,2% em 2020,  o setor apresenta movimento de diminuição desde fevereiro desde ano, resultando em variação negativa de 1,9% no volume de vendas no ano. Incide nesse cenário o aumento dos preços de alimentos e bebidas, alta de 13,94% em 12 meses. Esse resultado pode ser verificado no movimento oposto da receita nominal das vendas, que avança no acumulado do ano 11,7%, reflexo do aumento dos preços dos alimentos.

Ainda, o segmento de Móveis e Eletrodomésticos e Material de Construção também reduziu o volume de vendas frente a agosto de 2020 em 6,5% e 0,6%, respectivamente. Apesar da queda, ambos permanecem com ganhos no acumulado do ano  de 0,8% e 15,7%. A desaceleração nas vendas alcança o segundo mês para o setor de Material de Construção, após interromper movimento positivo que permanecia desde abril de 2020 na comparação mensal de igual período do ano anterior em julho, já o setor de Móveis e Eletrodomésticos apresenta diminuição na desde maio de 2021.

O setor de  Tecidos, Vestuário e Calçados e Veículos cessou o movimento de alta que permanecia desde março do ano corrente, queda 11,8%. Esse segmento estava em recuperação desde a data comemorativa do Dia da Mães, momento que reverteu as perdas no acumulado de 12 meses, assim, a retração no mês mostra cautela dos consumidores na compra de bens semiduráveis, mas o movimento positivo dos meses anteriores resultou no alta de 16,1% em 2021.

Movimento similar ocorre para segmento de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, dentre outros, ao reduzir 0,5% no mês diante de igual período do ano anterior encerrou trajetória de alta dos últimos cinco meses.  Entretanto, no acumulado do ano o segmento tem ganhos de 35,1%.

Em movimento de recuperação lenta e gradual, a atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria e  segmento de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação são os mais afetados pela crise e seguem com redução forte no acumulado do ano de 10,8% e 18,3%, respectivamente.  Muito embora acumulam perdas, os segmentos apresentaram variação positiva diante de agosto de 2020 de 36,7% e 32,6%.

No campo positivo, seguem em trajetória positiva, depois de reverteram o movimento de perda em abril, o setor veículos, motocicletas, partes e peças  com alta de 23,8% no comparativo com agosto de 2020, sexta alta seguida. No comparativo anual, o setor lidera a retomada com variação positiva de 35,20%

Já o setor de Combustíveis e lubrificantes, com aumento de 1,8% no volume de vendas diante do mesmo mês do ano anterior, reverte as perdas ocasionadas pela crise e passa a obter leve ganho de 0,1% para o acumulado de 12 meses. No ano, há acréscimo de 1,8%,

O setor de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos avança pelo décimo quinto mês sucessivo no comparativo com igual período do ano anterior ao encerrar agosto com alta de 16,7%. Esse movimento positivo contínuo resulta em alta de 15,7% em 12 meses e 19,8% no ano.

Confira os dados dinâmicos: 

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar