Novo prazo para adoção de selo de segurança em eletrodomésticos

Atualizado em 18 dezembro, 2012

O procurador jurídico do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Alexandre Amim Salum Junior, recebeu da Fecomércio-SC, nesta terça-feira, 18, pedido oficial de prorrogação do prazo da portaria 371/2009.

A partir de 1º de janeiro de 2013, a comercialização dos aparelhos eletrodomésticos oferecidos pelo comércio devem apresentar certificação que ateste que o produto atende aos requisitos mínimos de segurança definidos pelo órgão regulador.

O objetivo deste selo é prevenir acidentes de consumo e proteger os consumidores em relação aos riscos elétricos, mecânicos, térmicos, fogo e radiação dos aparelhos quando em utilização normal.

Segundo Salum Júnior, aqueles que não cumprirem as exigências da portaria e forem flagrados por fiscais do Inmetro poderão pagar multa em torno de R$ 12 mil e R$ 13 mil. Diante da medida, a Fecomércio-SC está negociando junto ao Inmetro para que seja levada à autarquia nacional a proposta de prorrogar a data de início da medida.

A entidade defende que o período entre a regulamentação da fabricação e importação desses aparelhos (1º de julho de 2012) e a aplicação das regras no comércio (1º de janeiro de 2013) significa um prazo curto para que o comércio pudesse finalizar seus estoques. Além disso, ainda não foram criados dispositivos para monitorar se a indústria e as importadoras estão respeitando as regras que estão estabelecidas desde julho.

Como a portaria foi publicada pelo Inmetro, apenas a autarquia nacional tem competência de ampliar o prazo.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior