Fecomércio-SC é favorável à MP 579 da energia

Atualizado em 14 dezembro, 2012

A votação da Medida Provisória 579/2012, proposta pela presidente Dilma Rousseff, deverá ocorrer na próxima terça-feira, 18, na Câmara Federal. O texto trata da prorrogação de concessões a empresas de energia elétrica que têm contratos vencendo entre 2015 e 2017, regula a compra de energia e ainda determina a redução do valor final cobrado ao consumidor pelo abastecimento.

Caso a MP seja aprovada, a expectativa é que o consumidor final tenha uma redução de até 20% no valor da tarifa de energia elétrica a partir do próximo ano. Além de prever algumas reduções no preço final da tarifa, a Medida Provisória também regulamenta a renovação de concessões de geração de energia hidrelétrica, as quais poderão ser renovadas uma única vez pelo prazo de até 30 anos.

O cenário atual é de muita discussão no Congresso Nacional em torno da MP, que conta com mais de 400 emendas apresentadas, e muitos debates entre governo, concessionárias e grandes consumidores.

Diante deste contexto, a Fecomércio-SC entende que a Medida Provisória 579 está alinhada à necessidade de redução do custo de produção, demanda antiga da categoria empresarial. Na análise da entidade, também é fundamental para a economia brasileira e para o controle de inflação.

Em seu posicionamento, a entidade destaca que cabe aos estados, agora, nos moldes do governo federal, estender os benefícios também ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), responsável, juntamente ao PIS/COFINS, por mais de 30% no preço final da tarifa da energia elétrica brasileira.

Segundo a previsão inicial do governo, a tarifa final pode cair, em média, 16% para as residências, e até 28% para a indústria.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior