Terceirização da atividade-fim e representação sindical são pontos-chave para aprovação de legislação

Atualizado em 01 setembro, 2014

Os dois pontos de maior discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que regulamenta a terceirização do trabalho no Brasil foram apresentados no painel “Os desafios para a regulamentação adequada”, do Seminário “Terceirização e o STF: o que esperar?”, promovido nesta segunda-feira, 1º de setembro, pela FecomercioSP em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria e a Federação Brasileira de Bancos. O vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, que também é presidente da Câmara Empresarial de Relações Trabalhistas e Assuntos Legais da federação, e o diretor-executivo da entidade, Marcos Arzua, participaram do debate.

De acordo com explanação do autor do Projeto de Lei 4330/2004, deputado Sandro Mabel (PMDB/GO), a possibilidade de as empresas terceirizarem a atividade-fim e a questão da representação sindical dos funcionários terceirizados são os principais pontos de discussão do projeto de lei, que está em debate há 10 anos.

O substitutivo do projeto de lei, escrito em setembro do ano passado, aponta que é possível terceirizar a atividade-fim. “Esse é o problema apontado pelo TST”, disse. “Alguns sindicatos reclamam que empresas inteiras poderão ser terceirizadas e alegam criar instabilidades”, comentou Mabel. Segundo ele, a discussão na Câmara debate a criação de "travas", ou seja, definir quais atividades exatamente podem ou não ser terceirizadas, com o objetivo de sanar essa questão e aprovar o projeto de lei.

Representação

Sobre a representação sindical, Mabel apontou que a dúvida gira em torno de a qual sindicato o funcionário terceirizado poderia ser filiado. “Se o funcionário é terceirizado em metalúrgica, seria este o seu sindicato?”, questionou.

O parlamentar destacou ainda que o projeto de lei possui 19 artigos que protegem o trabalhador e 2 que protegem o empresário. “Não é um projeto de terceirização, mas de proteção ao trabalhador terceirizado. O projeto proíbe a locação de mão de obra e quer corrigir também a estigmatização do funcionário terceirizado, estendendo a ele os direitos de todos os trabalhadores não terceirizados contratados pela empresa, como uso do refeitório, transporte e ambulatório da empresa que os contrata”, alegou.

Mabel esclareceu ainda a questão da “responsabilidade subsidiária”, explicando que o projeto de lei, nos artigos 14 e 15, definem que as empresas contratantes precisam fiscalizar, mensalmente, a comprovação do pagamento de obrigações como salários, horas extras, 13º salário, férias, vale-transporte, FGTS etc. Permite também à empresa contratante reter o pagamento da contratada no caso de não pagamento das obrigações dos funcionários.

Custo

Por sua vez, o deputado Guilherme Campos (PSD/SP) destacou o custo da Justiça do Trabalho no Brasil, que chega a R$ 15 bilhões por ano, e o alto número de ações que foram julgadas em 2013: quase 4 milhões. “Se não houver no país uma legislação que dê segurança, esse número de processos não terá fim. E o que agrega para o País em crescimento? Nada”, considerou. Para Campos, “empresas e empregadores querem um novo formato na relação trabalhista; mas o governo e os sindicatos dificultam essa atualização”.

Os parlamentares ainda comentaram que buscam explicar aos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal a importância de a legislação sobre terceirização do trabalho ser aprovada.

Fonte: Fecomércio SP 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior