Observatório do Comércio traça o panorama macroeconômico da Grande Florianópolis

Atualizado em 30 setembro, 2014

A Fecomércio SC realizou sua segunda reunião do Observatório do Comércio na Grande Florianópolis, nesta segunda-feira, 29. O Observatório é uma reunião semestral que a entidade promove em cada região catarinense para apresentar os indicadores regionais e funciona como um instrumento pelo qual a entidade levanta, junto aos empresários, informações regionalizadas sobre o comércio catarinense, com o objetivo de promover a produtividade do setor.

Participaram da apresentação a deputada estadual e candidata à Câmara Federal, Angela Albino (PCdoB), e o deputado estadual candidato à reeleição, Renato Hinnig (PMDB), além dos presidentes dos sindicatos afiliados à Fecomércio que participaram da 9ª reunião de Vice-Presidência da Grande Florianópolis, realizada anteriormente.

O diretor-executivo da Fecomércio SC, Marcos Arzua, defendendo o diálogo permanente entre o setor produtivo e os agentes políticos, aproveitou a presença dos parlamentares para ressaltar a importância da Carta ao Comércio no sentido de nortear as ações dos representantes públicos, nos âmbitos municipal, estadual e federal.

“É nítida a percepção do que o setor quer e do que é viável se fazer dentro do possível. A Fecomércio já conseguiu muitos avanços e, com a Carta do Comércio, busca ainda mais, mostrando aos representantes os principais desafios enfrentados pelo setor produtivo”, destacou Arzua, reiterando que as pesquisas da Fecomércio SC têm, também, o objetivo de antecipar cenários, oportunizando aos agentes públicos e a classe empresarial tomarem medidas com maior eficácia.

Panorama

O assessor econômico da Fecomércio, Mauricio Mulinari, apresentou o panorama macroeconômico da Grande Florianópolis retratado no documento, destacando que o setor terciário tem 86% de participação no PIB da região, sendo o principal gerador de riqueza e de empregos nas cidades que compõem a recém-criada região metropolitana. Em relação aos indicadores trazidos pelo documento, Mulinari lembrou que serão atualizados anualmente para comparação e proposição de novos planos de ação.

A deputada estadual Angela Albino afirmou que o setor produtivo tem contribuído cada vez mais com documentos importantes que dão subsídios à pauta política. A mesma visão foi compartilhada pelo deputado estadual Renato Hinnig, que também incentivou a participação da entidade no Invest in SC, programa que busca atrair investimentos internacionais ao Estado. Os candidatos elogiaram a iniciativa do Observatório e a oportuna compilação de dados dos setores de comércio, bens e turismo que retrata os desafios enfrentados pelo empresariado.

Reunião de VP

Antes da apresentação do Observatório do Comércio, foi realizada a 9ª Reunião de Vice-Presidência da Grande Florianópolis, a primeira sob o comando do vice-presidente da Fecomércio para a região, Marcelo Brognoli. Na pauta do encontro foram tratados temas como a contribuição sindical, negociações coletivas, decisões judiciais sobre matérias que afetam o setor, panorama econômico brasileiro e relacionamento com os poderes públicos. João Luz Losso, diretor do Sesc, falou sobre a atuação da instituição nas unidades localizadas na Grande Florianópolis, e o diretor do Senac, Francisco Pereira, falou sobre os investimentos realizados pela entidade nas unidades da região.

Participaram do encontro os presidentes dos seguintes sindicatos: Singa (Sindicato dos Supermercados e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios da Grande Florianópolis), Lúcio José de Matos; Sincomvati (Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Tijucas), Anderson Marchi; Sirecom Grande Florianópolis (Sindicato dos Representantes Comerciais da Grande Florianópolis), João Pedro da Silva Rosa; Sindepark (Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Garagens, Estacionamentos, Limpeza e Conservação de Veículos), André Luiz Ostermann; Sindicarne (Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas de Florianópolis), Osvaldo João Pereira; e representantes do Secovi (Sindicato da Habitação de Florianópolis e Tubarão) e do Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista de Florianópolis).
 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior