STF decidirá sobre súmula vinculante que extingue o crédito-prêmio IPI

Atualizado em 16 outubro, 2014

Está na pauta do plenário do Supremo Tribunal Federal a análise de cinco propostas de súmula vinculante, mecanismo que tem por finalidade orientar e determinar que todos os tribunais do país e os órgãos da administração pública direta e indireta sigam as decisões emitidas pelo STF.

A Fecomércio SC destaca que, entre as propostas, está a da extinção do benefício fiscal do crédito-prêmio IPI concedido aos setores exportadores, um crédito fixado inicialmente em 15% sobre o valor da mercadoria exportada, a fim de ser abatido do Imposto sobre Produtos Industrializados.

De acordo com o entendimento já manifestado pelo STF em 2009, o crédito-prêmio foi extinto dois anos após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Segundo a Fecomércio SC, se for mantida a redação da proposta, várias empresas exportadoras que se utilizaram deste benefício fiscal, depois de 1990, foram ou poderão ser autuadas em decorrência da apropriação destes créditos.

Além disto, caso a súmula vinculante seja aprovada, para os processos que estão no Judiciário com o objetivo de se reconhecer a validade destas operações, a tendência é que os juízes sigam o mesmo posicionamento do STF.

Fonte: STF

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior